Conset/MA dá posse à nova diretoria

19/02/2024

Órgão que orienta a Política Pública Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, o Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Conset-MA) dará posse à nova diretoria, eleita para o triênio 2024/2026, na próxima quinta-feira, dia 22 de fevereiro. A solenidade acontece a partir das 15 horas, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e contará com a presença do secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Luiz Henrique Lula, de representantes de entidades sindicais e de setores ligados aos empregadores e ao Sistema S.

“A posse dos conselhos é sempre um símbolo de que a democracia, a participação popular e o controle social estão funcionando de forma plena e saudável. Em relação ao Conset, celebramos a sua atividade e o vemos como um importante instrumento para o refinamento e a possibilidades das políticas públicas de empregabilidade”, destaca o secretário Luiz Henrique Lula. 

A eleição para a escolha da diretoria do Conset/MA foi realizada em dezembro de 2023. Na ocasião, foi eleita para presidir a entidade a conselheira Rosangela de Moraes Martins, que representa a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) no Conselho. Na condição de vice-presidente, ficou a conselheira Ana Cristina Brito de Sousa Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Empossa a nova diretoria o atual presidente do Conselho, Luiz Henrique da Silva (Força Sindical), e o vice-presidente, Bernardo Cardozo dos Santos (CSB). O Conset/MA é um órgão permanente, deliberativo e de orientação da política estadual de trabalho, emprego e renda, constituído de forma tripartite e paritária, composto por representantes de trabalhadores, empregadores e poder público. A Setres segue representada no Conselho pelo assessor especial do Trabalho, Ricardo Gonçalves, como conselheiro titular, e pela secretária adjunta de Economia Solidária, Rose Frazão, sua suplente.

Além da Setres, o Conselho é composto por 17 conselheiros titulares e 17 suplentes, que são representantes indicados pelo Governo do Estado, são eles: da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Agricultura (Sagrima), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc). Já pela sociedade civil, as entidades sindicais: Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).