AGED anuncia emissão de Guia de Trânsito Animal eletrônica pelo produtor

17/03/2022

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) anunciou que, a partir de quinta-feira (17), o produtor maranhense poderá acessar o site da AGED para solicitar a emissão eletrônica da Guia de Trânsito Animal (e-GTA). Depois, basta seguir o passo a passo para emissão do documento.

O produtor deve primeiramente possuir cadastro na AGED para que possa requisitar seu acesso ao Sistema. A Agência ressalta que o acesso do produtor ao sistema está condicionado à sua regularidade cadastral junto à AGED, bem como a emissão de GTA está condicionada às suas regularidades sanitárias. Inicialmente, será permitida emissão de GTA, apenas, para o trânsito intraestadual (dentro do Estado), exclusivamente para bovinos e bubalinos nas finalidades de abate, engorda, cria e recria. Para trânsito interestadual (fora do Estado) demais espécies e finalidades de trânsito deverão ser realizadas nos escritórios da AGED.

Para saber como solicitar o acesso ao Sistema e como emitir a e-GTA acesse o site da AGED para ver também o tutorial em vídeo.

SIGAMA

Esse avanço, que permite a emissão de e-GTA pelo produtor, ocorreu graças à mudança da antiga plataforma de gerenciamento de dados para o Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão – SIGAMA v.2.0, que leva a chancela do SIDAGO. O SIGAMA veio para dar maior autonomia para a gestão dos dados agropecuários do Estado. 

Com o SIGAMA, a AGED passou a deter um banco de dados exclusivo, constituído por solução tecnológica desenvolvida através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), por meio da Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (SEATI). Isso passou a representar que a AGED não terá mais custos adicionais com a contratação de plataformas tecnológicas locadas. O benefício é o controle de 100% dos dados pelo Estado.

Desde o anúncio oficial de cessão do SIDAGO para o SIGAMA, em setembro do ano passado, até março deste ano, os técnicos trabalharam para tornar possível o desejo do produtor, facilitando a emissão de um documento tão importante para o trânsito de animais no Estado.

Para solicitação de acesso
Acesse para ver o passo a passo para solicitar o acesso  
Acesse para ver o passo a passo para emissão da e-GTA 
Acesse aqui o tutorial em vídeo sobre como emitir a e-GTA  
Acesse aqui a página do SIGAMA