Mais de 60 municípios maranhenses recebem patrulhas agrícolas

Governador Flávio Dino definiu o investimento na produção rural como um dos pilares do desenvolvimento do Maranhão (Foto: Karlos Geromy)

Agricultores familiares de mais de 68 municípios maranhenses foram contemplados com patrulhas agrícolas entregues pelo Governo do Estado. A solenidade, realizada na manhã desta terça-feira (3), no Palácio Henrique de La Roque, reuniu prefeitos e representantes de instituições das cidades beneficiadas para entrega de 79 máquinas. As patrulhas são fruto de parceria entre a gestão e deputados estaduais e federais por meio de emendas parlamentares. Até agora, foram entregues 316 patrulhas pela gestão do governador Flávio Dino.

Durante a solenidade, o governador afirmou que o investimento na produção rural agrícola é um dos pilares do desenvolvimento do Maranhão. “Nosso governo tem um olhar diferenciado à produção, às vocações econômicas do nosso estado editando medidas tributárias de benefício ao setor, reduzindo impostos, melhorando a infraestrutura das cidades e ampliando a assistência técnica. É um caminho importante para a economia e seguimos mantendo o apoio e parceria com as prefeituras e movimentos sociais”, pontuou.

Governador Flávio Dino definiu o investimento na produção rural como um dos pilares do desenvolvimento do Maranhão (Foto: Karlos Geromy)

A capital maranhense também foi contemplada com um equipamento, recebido pelo vice-prefeito Júlio Pinheiro, que no evento representou o prefeito Edivaldo. “É mais um estímulo para um setor importante da economia, que é a produção rural familiar e que reforça a parceria firme do Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. Esse apoio promove o aumento da produção com mais qualidade e favorece a ampliação das culturas, contribuindo para o desenvolvimento das famílias produtoras”, reforçou Júlio Pinheiro.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, destacou que a população que vive no campo é a que mais precisa de apoio no Maranhão. “A gestão realizada pelo governador Flávio Dino vem contemplando os municípios com programas importantes como este, que gera emprego e renda às famílias da agricultura familiar”, disse.

As patrulhas agrícolas serão utilizadas para atividades do campo, incluindo cultivo e aragem das áreas rurais. Mais de 1,5 mil produtores serão beneficiados para atividades de roçagem e cultivo de grãos e frutas, dentre outros. Para a presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Cedral, Eliane Silve Costa, “a patrulha representa um impulso importante para a atividade rural e vai contribuir para que a produção aumente e mais famílias possam se desenvolver”.

O prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho de Sousa, agradeceu o equipamento entregue pela gestão estadual e citou as melhorias que serão proporcionadas. “Vamos utilizar [as patrulhas agrícolas] com as ações do projeto Linha de Produção, que já reúne agricultores familiares e necessitava desse apoio. Com certeza, será de grande benefício para as comunidades que integram o projeto municipal”, disse. A máquina entregue ao município servirá a mais de 800 famílias produtoras de barragem para criação de peixe, cultivo de hortifrutis como tomate, pimentão e milho, além da aragem de terreno.

Governador Flávio Dino definiu o investimento na produção rural como um dos pilares do desenvolvimento do Maranhão (Foto: Karlos Geromy)

Em Araioses, outro município contemplado, a patrulha será utilizada para a produção de mandioca, feijão, milho, arroz, dentre outros. “Essa máquina é um sonho para nós e a primeira que recebemos em mais de cinco décadas da nossa instituição. O governador Flávio Dino ouviu nossa solicitação e nos atendeu. Não teríamos como conseguir esse equipamento para todos os produtores. Só temos a agradecer”, disse o presidente do Sindicato de Produtores, Francisco Batista da Silva, a entidade que ele representa concentra mais de seis mil produtores rurais.

Também estiveram presentes no evento o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) de São Luís, Ivaldo Rodrigues; os deputados federais Weverton Rocha, Eliziane Gama, Cleber Verde, Juscelino Filho, Junior Marreca, Deoclides Macedo; os deputados estaduais Marcos Caldas, Marco Aurélio, Levi Pontes, Valéria Macedo; o senador Pinto da Itamaraty; além de prefeitos e representantes dos 68 municípios contemplados.

Governador Flávio Dino definiu o investimento na produção rural como um dos pilares do desenvolvimento do Maranhão (Foto: Karlos Geromy)