Encontro reúne estudantes de grêmios estudantis de vários municípios

Estudantes fazem entrega simbólica de sonhos a Flávio Dino. Foto: Gilson Teixeira/Secap

Motivados e transbordando alegria, os mais de 400 estudantes maranhenses que participam do “Emaranhando Sonhos: I Encontro de Grêmios Estudantis” tiveram, na quinta-feira (21), uma conversa com o governador Flávio Dino. Durante o ato a “A Juventude como protagonista do Maranhão de todos nós”, os gremistas falaram de sonhos, consciência política e do direito à educação, além de uma entrega simbólica do que almejam para o futuro de suas escolas e suas vidas.

“O Maranhão está tirando o atraso de mais de 50 anos e eu sou uma beneficiada diretamente com todas as ações”, disse a estudante Amanda Costa Barros, de 17 anos, ao destacar os investimentos do Governo do Maranhão no programa Escola Digna e na promoção da formação de grêmios. Amanda é presidente do grêmio estudantil do Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos, da Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha.

Flávio Dino em encontro com representantes de grêmios. Foto: Gilson Teixeira/Secap

Vinda de mais longe, da URE de Imperatriz, Emília Machado Dias também declarou ter se beneficiado com o Escola Digna. Aluna do C.E. Parsondas de Carvalho, no município de Sítio Novo, a estudante contou também o que levará do encontro.

“Depois de 50 anos, o Governo conseguiu fazer uma reforma digna na minha escola e eu agradeço muito por isso. Daqui estou levando vários sonhos, que serão renovados a cada dia, quero principalmente representar minha escola e lutar por mais educação”, disse a estudante.

Emaranhando

Promovido pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Educação (Seduc), o “Emaranhando Sonhos: I Encontro de Grêmios Estudantis” é a culminância de um processo de revitalização de grêmios que mobilizou mais de 5.472 estudantes da rede pública estadual de ensino nas 19 URES. É o primeiro encontro estadual desse tipo no Maranhão.

Durante o ato, os estudantes fizeram uma entrega simbólica dos sonhos para a educação e a juventude sobre os quais refletiram durante o encontro.

“Sei o quanto é decisivo para a formação da consciência, da decisão, das ideias; e com isso eles estão mais preparados, não só tecnicamente, mas também no que se refere a conduta, princípios, valores, para assumir aquilo que de fato lhes cabe, que é o comando da sociedade, seja no setor privado, na vida profissional, no setor público”, declarou o governador Flávio Dino ao comentar a importância do evento.

Destinado a desenvolver o protagonismo estudantil, o evento também abre novas portas para a melhoria do sistema de educação do Estado. “São estudantes, lideranças, protagonistas de um processo de cobrança, de construção de novas políticas, de aperfeiçoamento do ensino, e de ânimo para a juventude, que serve de estímulo para o melhor desempenho escolar de um modo geral”, completou Flávio.

O Encontro de Grêmios Estudantis teve duração de três dias e, durante esse período, os 420 participantes – jovens eleitos como delegados – representaram 501 Centros de Ensino, de 207 cidades dos 217 municípios e participaram de debates, painéis, apresentações culturais e momentos de trocas de experiências.