Bombeiros resgatam três vítimas na praia do Araçagi

Equipe de bombeiros que estava em ação preventiva foi deslocada imediatamente ao local. Foto: CBMMA

O Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar) foi acionado, no fim da tarde de sábado (13), pelo Centro Integrado de Operações de Segurança do Maranhão (CIOPS) para atender uma ocorrência de resgate de vítimas no mar, na praia do Araçagi.

Banhistas que estavam na praia avistaram três pessoas na água a uma distância muito grande e ligaram para o CIOPS. As pessoas estavam com as mãos levantadas e pedindo socorro, elas não conseguiam retornar para areia. Naquele momento o mar estava bastante agitado e o vento soprava bem forte.

Uma equipe de bombeiros que realizava o serviço de prevenção naquelas proximidades foi informada e deslocou-se rapidamente até o ponto exato onde se encontravam as vítimas, uma viatura (USOA-04) e uma moto aquática foram empregadas pela equipe de guarda-vidas, composta pelo sargento Airton Silva de Sousa Junior, soldado Neilson Pereira Paiva, cadete Domires Pereira da Silva Filho, cadete José Carlos Araujo Ribeiro Júnior e chefiada pelo aspirante a oficial Thiago Dutra Mendonça.

Após se lançarem ao mar, os guarda-vidas chegaram ao encontro das vítimas: Jackson, de 42 anos; Igor, de 38 anos; e Antônio, de 35 anos. Todos os três homens já se mostravam extremamente exaustos.

Equipe de bombeiros que estava em ação preventiva foi deslocada imediatamente ao local. Foto: CBMMA

Jackson praticava kitesurf, mas se encontrava à deriva e com problemas para retornar com seu equipamento até a areia, as duas outras vítimas, após observarem a dificuldade do kitesurfista, entraram na água, porém também não conseguiram retornar.

As três vítimas foram retiradas da água com segurança pelos bombeiros, estavam conscientes, e apesar de cansadas, apresentavam bom estado de saúde. Em seguida, com auxílio da moto aquática, os equipamentos de kitsurf foram resgatados e entregues ao seu proprietário.

De acordo com o major Munilso Rocha, comandante do BBMar, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão desenvolve uma operação especial neste segundo semestre de 2018, nas praias de São Luís e recebe reforço em seu efetivo para garantir a segurança dos banhistas.

“Seguindo as diretrizes do Comando Operacional do Corpo de Bombeiros, o BBMar está desenvolvendo a operação Praia Segura, cujo foco são ações preventivas e orientações diretas aos banhistas por toda a orla marítima. Cadetes da Academia de Bombeiros Militar Josué Montelo e alunos do Curso de Guarda Vidas reforçam o trabalho desempenhado pelo nosso quartel, desta vez, mais três vidas foram salvas, continuaremos com o serviço de patrulhamento, o emprego de botes de salvamento, moto aquáticas e quadriciclos em nossas praias”, reforçou o major.