Batalha de robôs anima segundo dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Alunos do IEMA durante Batalha de Robôs, no Multicenter Sebrae. (Foto: Divulgação)

Falar sobre robótica soa geralmente como algo complexo, distante e de difícil compreensão, mas durante esta quarta-feira (17), segundo dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), dezenas de estudantes que compareceram à Arena Robótica do evento puderam perceber que é possível aprender brincando sobre programação de robôs.

“Os alunos que vêm aqui ficam muito interessados pela robótica, é possível perceber pelo brilho nos olhos deles. Utilizamos uma metodologia nova e envolvente, saindo do lúdico dos livros e partindo para a prática. A robótica já mudou a vida de muitos alunos dos IEMAs e estamos aqui compartilhando essa mudança, e isso é um grande avanço para o Maranhão”, Fábio Aurélio Costa, coordenador de Robótica do IEMA.

A Arena Robótica possui oito espaços para que os frequentadores com o apoio dos monitores possam conhecer sobre programação robótica, peças e funcionalidades, tudo de uma forma bem didática. Após adquirirem esse conhecimento os participantes vão para o processo de montagem dos robôs, encaixando as peças de acordo com as funções de cada uma. E ao fim, com os robôs já montados, é hora da competição: um cabo de guerra entre as máquinas e vence a que tiver melhor potência.

Alunos do IEMA durante Batalha de Robôs, no Multicenter Sebrae. (Foto: Divulgação)

Para a estudante Paloma da Paz dos Santos, participar da Arena foi uma experiência inovadora. “Estou achando muito interessante, porque não conhecia essa parte de robótica e quando cheguei aqui e vi vários vídeos, as peças, fiquei bem impressionada. Esse evento é realmente maravilhoso, pois a tecnologia faz parte da nossa vida”, comentou a estudante de 18 anos, do município de Santa Rita.

O professor de História que trabalha com Robótica no IEMA, Wilfred Ferreira Batista comenta que as crianças e adolescentes já se encontram inseridos em um ambiente digital, convivendo com diversas mídias e tecnologias, e a proposta da Arena é justamente desmistificar os conhecimentos sobre robótica para que todos possam aprender de forma simples.

“Apresentamos para os alunos como montar uma estrutura básica do robô. Acho que é um momento bem importante para esses jovens, que já nasceram inseridos no meio tecnológico, então a ideia da robótica é justamente agregar aquilo que eles vêm no dia a dia, na teoria, com aquilo que eles relacionam com a prática. Dessa forma a proposta é justamente desmistificar esse conhecimento para que os alunos aprendam brincando, através do desafio”, disse o professor.

O estudante Victor de Jesus, 13 anos, encontrou dificuldades no processo, mas manteve a confiança. “Estou gostando de poder construir um robô, eu não imaginava que era assim, estou achando um pouco difícil, mas acredito que vou conseguir, nunca nem pensei que fosse montar um robô”, disse.

Mais robótica

Alunos do IEMA durante Batalha de Robôs, no Multicenter Sebrae. (Foto: Divulgação)

Segundo o coordenador de Robótica do IEMA, Fábio Aurélio Costa, o Governo do Maranhão começou em 2016 os investimentos em robótica na unidade do IEMA de Pindaré-Mirim com resultados muito significativos, e que possibilitou que em 2017 o ensino fosse implantado em todas as unidades do Instituto, além do lançamento do programa Robótica na Estrada.

Mais Ciência e Tecnologia

A tarde desta quarta-feira foi bastante movimentada na Cidade da Ciência com a realização de oficina de astronomia, oficina de eletricidade básica, exibição de filmes com pipoca grátis no Cine Educação e Direitos Humanos, apresentação cultural com o Cacuriá de Dona Teté, além de palestras sobre cases de sucesso no mercado tecnológico durante o Open Inovattion.

Nesta quarta-feira (18) tem mais, com competição de robôs Sumô e MMA; palestra “Acessibilidade: quem cabe no seu todos”, entre outros. Acompanhe a programação completa no site semana.secti.ma.gov.br.