Governo disponibiliza ambulatório para pacientes com síndromes gripais no Hospital Regional de Pedreiras

Sebastião Teixeira recebendo atendimento no Ambulatório para Síndromes Gripais em Pedreiras (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (11), o Governo do Estado colocou em funcionamento mais um ambulatório para prestar assistência em saúde a pacientes com sintomas de síndromes gripais. O serviço está funcionando no Hospital Regional de Pedreiras e atende pessoas com idade a partir de 55 anos. 

“Na manhã desta terça foi dado início ao atendimento de pacientes com síndromes gripais no Hospital Regional de Pedreiras. Uma equipe multiprofissional para triagem e avaliação foi disposta na entrada lateral do hospital em grandes tendas instaladas na área externa, de modo a manter o distanciamento adequado entre as pessoas”, explicou Flávio Castro, diretor geral do Hospital Regional de Pedreiras. 

Após a triagem, que é realizada pela equipe de enfermagem, o paciente é encaminhado para a consulta médica e, quando necessário, após avaliação é disponibilizado teste rápido para Covid-19, além de exames complementares.  

Uma das pessoas que procurou o hospital no primeiro dia de atendimento foi o senhor Sebastião Teixeira. No Hospital Regional de Pedreiras, ele conseguiu se consultar e fazer os exames que o deixaram mais tranquilo. “Fico muito feliz em poder ter esse tipo de assistência, com a qualidade e a atenção que merecemos. O médico e toda a equipe são bem atenciosos, me ajudaram a realizar os exames e me repassaram as medicações necessárias”, disse o aposentado. 

Medidas

Os serviços de testagem e atendimento foram ampliados em todo o estado, em outras unidades como o Hospital da Vila Luizão (São Luís), com ambulatório pediátrico para síndromes gripais; o Hospital Regional Materno Infantil (Imperatriz), com a implantação de leitos Pediátricos para crianças com síndrome respiratória aguda grave (SRAG).  Foram disponibilizadas também unidades exclusivas para pessoas com SRAG no Hospital Dr. Genésio Rêgo e Hospital de Cuidados Intensivos (HCI); e leitos Adultos para pessoas com SRAG foram nas unidades regionais de Pedreiras, Timon, Caxias, Coroatá, Imperatriz, Presidente Dutra, Barreirinhas, Grajaú, Santa Luzia do Paruá, Carutapera, Itapecuru e Lago da Pedra.  

Também estão em funcionamento, os ambulatórios de síndromes gripais leves no Hospital Aquiles Lisboa, no IEMA Rio Anil (antigo Cintra), no Centro Educa Mais Padre José Bráulio Sousa Ayres (Cidade Olímpica); no Centro Educa Mais Domingos Vieira Filho (Paço do Lumiar). 

A Secretaria de Estado da Saúde também está levando atendimento aos municípios de Mirador, Colinas e Grajaú, municípios mais atingidos com as fortes chuvas no Maranhão.