Governo e Sebrae levam Cidade Empreendedora para Balsas e região

Lançamento regional do Cidade Empreendedora em Balsas (Foto: Arthur Costa)

Balsas, São Raimundo das Mangabeiras e Estreito receberam, nesta quarta-feira (21), o lançamento regional do Programa Cidade Empreendedora, fruto de parceria entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA).

Ao longo de toda a cerimônia, foi destacada a importância do programa na retomada do crescimento, na geração de emprego, renda e no desenvolvimento do estado.

O Cidade Empreendedora integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades. A iniciativa é desenvolvida em oito etapas de implementação, que preparam os municípios para gerar oportunidades de negócios.

No programa, ocorrerá, também, a capacitação de funcionários, estímulo à vocação dos municípios e impulso aos negócios locais.

Durante a cerimônia, foi assinado, oficialmente, o termo de compromisso para o lançamento do programa Cidade Empreendedora no município de Balsas, assinado pelo secretário da Seinc, Simplício Araújo, pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho, e pelo prefeito de Balsas, Erik Silva.

O secretário Simplício Araújo destacou a importância e o impacto desta iniciativa para as regiões do Maranhão, ressaltando a necessidade de integrar e desenvolver.

“Com o Cidade Empreendedora, o governador Flávio Dino e o Sebrae contemplam necessidades importantes para estes três municípios. E nosso foco nesta região será o de poder capacitar os empreendedores para que entendam a importância de estarem capacitados e de estarem próximos do Governo do Maranhão”, disse.

Simplício Araújo pontuou, ainda, que em Balsas, tanto a Seinc quanto o Governo do Estado e o Sebrae, irão “atuar na cadeia produtiva de soja de todas as cidades contempladas, para que estes municípios se tornem bons ambientes empresariais”.

Na ocasião, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho, reforçou a importância da parceria do Sebrae com os governos municipais e estadual para o desenvolvimento do Maranhão, pautado no empreendedorismo. “O Sebrae acredita no trabalho de gestores que queiram deixar o legado de uma administração que faz a diferença, como nos municípios de Balsas, Estreito e São Raimundo das Mangabeiras. E o Programa Cidade Empreendedora vem com esse propósito, com suas ferramentas e ações, capacitando e orientando empreendedores, por meio da Sala do Empreendedor e, assim, ajudando a dinamizar os pequenos negócios e fortalecendo a economia”, analisou Raimundo Coelho.

O prefeito de Balsas, Erik Silva, destacou a parceria entre Governo do Estado, Sebrae e Prefeitura de Balsas, pontuando as oportunidades de emprego e o impulso ao mercado de trabalho que o programa irá gerar.

“É um projeto muito importante, de apoio ao empreendedor e ao microempresário para que eles possam trabalhar. Com este reforço por meio do Governo do Estado, nós agradecemos muito ao secretário Simplício Araújo e ao Sebrae por essa parceria nova, para que possamos inovar e que a sociedade continue a se desenvolver”, ressaltou o prefeito.

Ao fim do lançamento, foram entregues aos municípios os dados preliminares de cada cidade, ideias para o plano de governo de desenvolvimento econômico do município e protocolos contra a Covid-19 para a retomada econômica municipal.

Municípios contemplados

A iniciativa do Cidade Empreendedora alcança 53 municípios e vai impactar em mais de 75 mil empreendimentos maranhenses, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 5 milhões. As cidades beneficiadas são: Açailândia, Aldeias Altas, Araioses, Arame, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriticupu, Carutapera, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Lima Campos, Matões, Miranda do Norte, Morros, Parnarama, Passagem Franca, Pedreiras, Pindaré Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Rosário, Porto Franco, Santa Inês, Santa Luzia, São Domingos do Maranhão, São José de Ribamar, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Trizidela do Vale, Tuntum, Turiaçu, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Vitória do Mearim, Vitorino Freire e Zé Doca.

Comentários

Comentários