Equipe da SEERT acompanha avanço da vacinação no estado

Pastor Porto durante conversa com o prefeito Diringa, de Tutóia (Foto: Divulgação)

Por determinação do governador Flávio Dino, o secretário de Estado Extraordinário da Região Tocantina (SEERT), Pastor Luiz Carlos Porto, realizou semana passada a segunda viagem por vários municípios maranhenses acompanhando de perto o avanço do processo de vacinação contra a Covid-19. Pastor Porto reuniu-se com prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de Saúde e coordenadores da vacinação.

O secretário visitou, ainda, pastores evangélicos e padres, além de instituições filantrópicas com larga atividade nesses municípios. Em nome do governador Flávio Dino, Pastor Porto agradeceu a parceria das autoridades municipais e reconheceu o esforço de cada um para fortalecer parcerias. “O governador reconhece que, se não fosse o esforço dos municípios, o Maranhão não estaria em primeiro lugar no Brasil com o menor número de óbitos”, disse.

Em algumas cidades, a vacinação encontra-se bastante adiantada, a exemplo de Tutóia, onde 92% da população do município já recebeu a primeira dose da vacina, como garantiu o prefeito Raimundo Nonato Abraão Baguli, o Diringa, e o secretário municipal de Saúde, Alexandre Baguli. Também é o caso da cidade de Morros, onde a prefeitura conseguiu 95% de cobertura vacinal, conforme informou a secretária de Saúde, Nazaria Araújo.

“Temos recebido apoio substancial do Governo do Estado e esperamos merecer sua parceria na construção do hospital municipal”, afirma Nazaria.

No município de Buriti, o secretário de Saúde, Nailson Barbosa, informou que a prefeitura fez inicialmente um trabalho de conscientização e que vem surtindo efeito. “Já temos um terço de nossa população imunizada e há um mês não tivemos nenhuma internação e nenhum óbito”, comemora.

Na cidade de Icatu, Pastor Porto visitou a academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes, onde foi recebido pelos acadêmicos José Almeida (presidente) e Paulo Matos. A viagem do secretário e sua equipe começou pela cidade de Coelho Neto, passando por Araioses, Duque Bacelar, Buriti, Tutoia, Icatu e Morros.