Governo do Estado abre inscrições do Cheque Minha Casa para Buriticupu

Iniciaram, no sábado (1º), as inscrições do Cheque Minha Casa para moradores do município de Buriticupu, no oeste maranhense. A iniciativa do Governo do Estado, viabilizada pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), é destinada para famílias de baixa renda, com o objetivo de apoiar a reforma, ampliação ou melhoria de unidades habitacionais já existentes, com prioridade para as instalações sanitárias do imóvel. Nesta edição do programa serão beneficiadas 300 famílias buriticupuenses. 

As inscrições seguem até às 23h59 do dia 15 de maio, exclusivamente, pela internet, por meio do preenchimento de formulário eletrônico que está disponível no site: http://chequeminhacasa.secid.ma.gov.br, na aba “Editais abertos”. 

Poderão participar do processo de cadastro as famílias que tenham renda mensal inferior a três salários mínimos e que não possuam outro imóvel. Além disso, o candidato ao Programa Cheque Minha Casa deve ser maior de 18 anos ou emancipado, ter família constituída de, no mínimo, dois integrantes e comprovar que detém posse do imóvel há, no mínimo, três anos. Outro critério é não ter sido beneficiado com moradia em outro programa municipal, estadual ou federal.

As famílias receberão até R$ 5 mil para a reforma ou ampliação de suas unidades habitacionais. Os recursos são repassados em parcelas pagas de acordo com o andamento e comprovação da obra. As compras devem ser realizadas nas lojas credenciadas, incentivando a economia local. Em Buriticupu, 300 famílias serão alcançadas pelo programa. É a segunda cidade do interior do estado que será beneficiada pelo programa.  

O processo de interiorização do programa Cheque Minha Casa iniciou pela cidade de Coelho Neto, no leste maranhense, em março deste ano, contemplando 400 famílias. 

“Implementar políticas que promovam o combate à pobreza e às desigualdades sociais é um dos grandes desafios da gestão do governador Flávio Dino. O Cheque Minha Casa é aquele programa que é registrado e que é cumprido passo a passo. Esta é mais uma meta cumprida: estamos expandindo para todas as regiões do Maranhão”, afirmou o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry.

Até agora, o Governo do Estado já beneficiou mais de 10 mil famílias com o programa nos quatro municípios da região metropolitana de São Luís, além de benefícios extraordinários, em municípios atingidos por enchentes em 2018.

Pré-seleção

Após a inscrição no Edital, a próxima etapa é a pré-seleção dos beneficiários. De acordo com o coordenador do Cheque Minha Casa, Ramiro Esteves, o edital do programa segue diretrizes de pré-seleção com base em prioridades sociais. “A Secid faz uma análise documental, técnica e social dos beneficiários inscritos, levando em conta a renda per capita, presença de idosos, pessoas com deficiência, número de crianças e mulheres chefes de família”, explicou.

Para dúvidas e mais informações, o programa disponibiliza um número de fone (98) 98450-7720.

Comentários

Comentários