Governo do Estado contabiliza cerca de 10 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas no drive-thru do Pátio Norte

Serviço de aplicação de vacinas contra a Covid-19 no drive-thru do Pátio Norte (Foto: Laécio Fontenele)

“Estava ansioso por essa vacinação, por ser uma esperança de vida. Espero que chegue para todos, em nome de Jesus”, contou Luís Soares Correa, de 63 anos, morador de Paço do Lumiar, que recebeu uma das quase 10 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas no drive-thru do Pátio Norte. O serviço foi implantado há um mês pelo Governo do Maranhão para contribuir com a vacinação de moradores dos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

“O drive-thru de vacinação instalado pelo Governo no Pátio Norte segue o atendimento conforme havíamos planejado e organizado para auxiliar os municípios de Ribamar e Paço do Lumiar na vacinação. Estamos, no momento, aplicando a 2ª dose para aquelas pessoas que realizaram a primeira dose neste drive-thru. Reforçamos a importância de concluir o seu esquema vacinal, pois isso assegura ao usuário a devida proteção”, disse Lícia Warwick Dourado Trinta, coordenadora do serviço.

Iniciado no dia 29 de março, o drive-thru tem o objetivo de auxiliar os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar a agilizarem a vacinação do público-alvo. Até o momento, já foram aplicadas 9.749 doses, sendo 7.411 de primeira dose (D1) e 2.338 de segunda dose (D2).

“Esse aqui é um exemplo de uma estrutura que o Governo está colocando à disposição da população. Os que receberam a D1 estão voltando para receber a segunda dose. Essa estrutura tem dado certo, pois está contribuindo com esse processo de vacinação”, afirmou Marcos Grande, presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), que administra o serviço.

Das 7.411 pessoas vacinadas com a primeira dose, 3.082 são do município de São José de Ribamar e 4.329 de Paço do Lumiar. Com a segunda dose, foram vacinadas 2.338 pessoas, sendo 845 de São José de Ribamar e 1.523 de Paço do Lumiar.

Inaldo Carvalho Gama, de 62 anos de idade, morador do município de São José de Ribamar, compareceu ao drive novamente e é só elogios ao serviço prestado. “Essa é a quarta vez que venho ao drive, tanto para me vacinar, como para trazer minha esposa. Fui muito bem atendido, gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade desse momento. Agradeço à equipe presente também. Espero que todos procurem se vacinar”, disse. 

Luís Correa vacinou no drive-thru

Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, cartão de vacinação e um comprovante de residência. O serviço foi criado pela Secretaria de Estado da Saúde e está sendo executado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Governo (Segov). 

A segunda dose está disponível exclusivamente para os idosos que receberam a primeira dose no local. Contudo, é preciso que se observe a data assinalada no cartão de vacinação para retorno, uma vez que foram disponibilizados dois tipos de vacinas (CoronaVac e AstraZeneca), conforme o lote recebido pelas Prefeituras Municipais de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Comentários

Comentários