Centros Socioeducativos da Funac recebem Maleta Juventudes

Adolescentes em atividade com o kit da maleta

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) foi contemplada com o projeto Maleta Juventudes, do Canal Futura. A solenidade de entrega do material do projeto foi realizada pela secretária adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lissandra Leite, na Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), no gabinete da presidência da Funac, nesta quarta-feira (28).

De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a Maleta Juventudes potencializará os projetos desenvolvidos nos Centros Socioeducativos e contribuirá para a transformação social dos adolescentes, por meio da leitura.

“Será uma nova ferramenta que será incorporada aos projetos de leitura desenvolvidos nas unidades. O material produzido pelo Canal Futura é dinâmico, com uma linguagem acessível, de jovem para jovem e trabalha temas importantes como história da juventude, juventudes e pluralidade, cidadania, protagonismo juvenil, participação e movimentos sociais, temas que já são trabalhados nos Centros Socioeducativos”, afirma Sorimar Sabóia.

Para a secretária adjunta, Lissandra Leite, o kit vai beneficiar de forma positiva os adolescentes da Funac na construção de uma novo projeto de vida. “É um direito que precisa ser garantido. Os exercícios  e todo material da Maleta Juventudes visam fazer com que eles próprios reflitam sobre o seu direito e construam um plano de vida. É uma parceria que colabora para que possamos construir o nosso objetivo”, declara.

A diretora do Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais, Josenilde Diniz, ressalta que a ação vai impactar diretamente no atendimento dos adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas. “Vamos ter a possibilidade de diversificar as temáticas trabalhadas com eles e contribuir com o atendimento socioeducativo”, pontua.

O socioeducando que cumpre medida de internação agradece a parceria. “Estou muito feliz, pois é mais uma oportunidade para o nosso crescimento pessoal e que vai fazer um grande diferencial na nossa vida enquanto cidadãos”, diz.

A Maleta Juventudes é um dos projetos do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, que procura valorizar trajetórias pessoais, projetos de vida e a promoção social das juventudes por meio de parcerias com jovens de todo o país, consultores e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds).