Mais de 5 mil trabalhadores das redes estadual e federal da Educação já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19

Vacinação de profissionais da educação no IEMA Rio Anil (Foto: Ruy Barros)

O Governo do Maranhão segue avançando no combate à Covid-19. Até esta segunda-feira (26), 5.196 trabalhadores das redes estadual e federal da Educação, com idade de 50 anos ou mais, já haviam recebido a primeira dose da vacina. Com o avanço na vacinação deste público, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, na capital, a imunização de profissionais com idade a partir de 45 anos. 

“Estamos empenhados em acelerar o ritmo de vacinação dos trabalhadores da Educação. Quanto mais acelerada for a imunização desse público, mais benefícios o estado terá, como por exemplo o retorno às aulas de forma híbrida e mais pessoas protegidas contra o vírus”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Das pessoas vacinadas, 2.930 foram em São Luís, 972 em Imperatriz, 348 em Bacabal, 300 em Timon, 278 em Caxias, 120 em Codó, 119 em Açailândia, 76 em Paço do Lumiar e 53 em São José de Ribamar. A vacinação acontece por etapas, estendendo-se gradativamente de acordo com as pautas de distribuição das doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. 

Desde esta segunda-feira (26), nas cidades de São Luís e Bacabal, por exemplo, profissionais com 45 ou mais já puderam receber a primeira dose, enquanto que em Imperatriz, a faixa etária é a partir de 40 anos. Já os municípios de Açailândia, São José de Ribamar, Timon, Paço do Lumiar, Caxias e Codó têm como público-alvo trabalhadores da Educação que têm a partir dos 50 anos. 

Vacinação de profissionais da educação no IEMA Rio Anil (Foto: Ruy Barros)

Conforme decidido na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o Governo segue vacinando os profissionais da Educação que são das redes estadual e federal, enquanto os das redes municipal e privada ficam sob a responsabilidade das prefeituras. 

Na capital maranhense, os pontos de vacinação foram descentralizados, com drive-thru no São Luís Shopping e as escolas IEMA Rio Anil e Centro de Ensino de Tempo Integral João Francisco Lisboa (Cejol). Na cidade de Imperatriz, o ponto de aplicação da vacina está sendo no drive-thru instalado no Imperial Shopping. 

Em Codó, a vacinação acontece no C.E Renê Bayma; em Caxias, no C.E Inácio Passarinho; em Timon, no C.E. Padre Delfino; em Açailândia, no C.E. Professora Norma Suely Mendes; em Paço do Lumiar, no Educa Mais Domingos Vieira; em São José de Ribamar, no Liceu Ribamarense; e em Bacabal, no C.E. Estado do Ceará.