Governo do Maranhão envia novas doses para completar esquema vacinal contra a Covid-19

Foram distribuídas 121.515 doses para 98 municípios nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviou, nesta segunda-feira (5), novas doses das vacinas contra a Covid-19 a municípios maranhenses. A maior parte desta remessa é referente à aplicação da segunda dose da CoronaVac e AstraZeneca, destinado ao público que já recebeu a primeira dose e agora irá completar o seu ciclo vacinal. Ao todo, foram distribuídas 121.515 doses para 98 municípios maranhenses nesta segunda-feira.

De acordo com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, desde o início da manhã estão sendo enviados os imunizantes referentes aos dois últimos lotes recebidos, que correspondem à 9ª e a 10ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde, recebidas no dia 27 de março e 2 de abril, respectivamente.

“Cerca de 90% dos imunizantes que estamos enviando serão para a aplicação da segunda dose, para os públicos de trabalhadores da saúde e pessoas de 75 a 79 anos. Para a primeira dose, o público será apenas forças de segurança e 1,26% para pessoas de 65 a 69 anos”, afirmou a superintendente Tayara Pereira.

Nesta segunda-feira, a distribuição foi realizada para as Regionais de Imperatriz, Açailândia, Timon, Caxias, Presidente Dutra, Barra do Corda, Pedreiras e Santa Inês, todas por via aérea, tanto pelo avião do Governo do Estado quanto pelos três helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA).

Na terça-feira (6), a SES dá continuidade à distribuição das vacinas para aplicação da segunda dose no restante dos municípios. As vacinas serão enviadas para as Regionais de Saúde de Itapecuru, Rosário, Chapadinha e Região Metropolitana, por via terrestre, e para as demais regionais, por via aérea.

Até o momento, 548.665 doses já foram aplicadas em todo o Maranhão e 119.589 pessoas já concluíram o ciclo de imunização, ou seja, receberam a primeira e a segunda dose da vacina.

Comentários

Comentários