MOB fiscaliza transporte semiurbano da Região Metropolitana para garantir medidas do decreto estadual

MOB vistoriou linhas semiurbanas que mais precisavam de reforço, segundo estudo do Sistema de Bilhetagem Automática (Foto: Divulgação)

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) esteve em diversos pontos da Região Metropolitana nesta sexta-feira (5) para fiscalizar o transporte semiurbano com o intuito de garantir que o aumento da frota e as recomendações para evitar aglomerações em ônibus e paradas fossem respeitadas conforme o Decreto Estadual nº 36.531/2021.

O decreto, assinado pelo governador Flávio Dino, consiste em uma série de medidas para diminuir a aglomeração de pessoas em vários pontos do estado e, consequentemente, conter a proliferação do coronavírus. A operação, iniciada às 7h, passou por São José de Ribamar, Panaquatira, Praça da Bíblia e Shopping Pátio Norte.

Daniel Carvalho, presidente da MOB, explicou a importância dessas medidas e o papel da Agência para garantir segurança e mobilidade a todos. “Determinamos o aumento da frota dos ônibus semiurbanos, focados nas linhas que necessitavam de maior demanda. Inicialmente detectamos 12 linhas, as quais já receberam reforço de ônibus, que irão rodar nos horários de pico e auxiliar no transporte durante todo o dia”, explicou o presidente.

Fiscalização buscou combater aglomerações no transporte público (Foto: Divulgação)

Daniel também destacou a importância da conscientização da população para que a situação no estado não se agrave com relação à doença. “Pedimos que os passageiros, durante todo o trajeto, usem sempre as máscaras. É uma medida simples e muito eficaz. Se puderem evitem a aglomeração, com o aumento dos ônibus a espera não será tão grande. Somente com a ajuda de todos e o trabalho coletivo conseguiremos vencer essa luta”, finalizou.

Os locais averiguados foram escolhidos de acordo com estudo feito pelo Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), que detectou as linhas que mais precisavam de reforço na frota. A MOB está efetivamente fiscalizando o cumprimento das medidas, com equipes nas ruas fazendo o diagnóstico diário e imediato para que novas medidas sejam tomadas caso seja necessário.

A fiscalização foi coordenadora pelo vice-presidente do órgão, Alexandre Maluf Filho. “Percorremos os principais pontos da Região Metropolitana para acompanhar de perto a execução do decreto estadual e analisar possíveis mudanças em prol da população que utiliza o transporte semiurbano. E em breve, teremos resultados mais específicos através do Sistema de Bilhetagem Automática”, pontuou.

Comentários

Comentários