Governo atende pacientes do Programa do Glaucoma em municípios da Regional de Santa Inês

Atendimento será organizado para evitar aglomerações (Foto: Jardel Scot)

Entre esta sexta-feira (15) e domingo (17), o Governo do Estado atende pacientes do Programa do Glaucoma em municípios da Regional de Santa Inês. Na ocasião, além das consultas de retorno e entrega de medicamentos para aqueles que são contemplados pelo programa, também serão atendidos novos pacientes com suspeita da doença. 

Para garantir que todos sejam igualmente atendidos, o acolhimento da população foi organizado em horários, dias e locais específicos para cada município. O objetivo é tanto fazer com que todos os pacientes sejam devidamente atendidos, como também evitar aglomerações que propiciam a transmissão da Covid-19. 

Da Regional de Santa Inês fazem parte os municípios de Satubinha, Pio XII, Bela Vista do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Governador Newton Bello e São João do Carú. Os atendimentos serão realizados nos turnos da manhã e tarde, conforme cronograma pré-estabelecido. Os pacientes devem apresentar cópia de documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. 

O programa é uma estratégia do Governo para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do glaucoma. A ação pretende atender pessoas com fatores de risco e que têm histórico de familiares com a doença. Também fazem parte do público-alvo os indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos. 

Os pacientes devem comparecer estritamente no horário previsto para início de atendimento, para preenchimento de fichas e realização de pré-exames. Além da consulta e aferições de pressões oculares, serão distribuídos os colírios de uso contínuo para todos os pacientes com diagnóstico confirmado e para aqueles que estão na faixa de risco. 

O que é glaucoma?

O glaucoma é uma doença nos olhos causada por uma lesão caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, que se não tratada, pode levar à cegueira. A enfermidade não possui cura, mas pode ser tratada e controlada. Com o acompanhamento médico e uso das medicações evita-se a perda da visão, uma vez que a pressão do olho é estabilizada. 

Atendimentos

REGIONAL DE SAÚDE DE PINHEIRO
SEXTA-FEIRA (15)
– Satubinha, das 8h às 10h, na Escola Raimunda Ramos, na Avenida Matos Carvalho, S/N
– Pio XII, das 10h30 às 13h, na Escola JK, na Rua 3 poderes, 225, Centro
– Bela Vista do Maranhão, das 15h às 18h, na Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Boa Vista, s/n, Vila Garimpeira 

SÁBADO (16)
– Alto Alegre do Pindaré, a partir das 8h, na Escola Sebastião Sudário Brilhante, na Rua Presidente Médici, Centro
– Governador Newton Bello, a partir de 14h, no Instituto Fundamental Batista, na Rua da Saúde, S/N, Centro  

DOMINGO (17)
– São João do Carú, a partir das 8h, na UBS Jota Belém, na Rua Jota Belém

Comentários

Comentários