Governo e municípios alinham estratégias para reforçar combate à pandemia no Maranhão

Superintendente de Atenção Primária da SES, Márcio Menezes ( Foto: Márcio Sampaio )

Ao longo desta semana, o Governo do Maranhão está alinhando com municípios estratégias para reforçar o enfrentamento à Covid-19 no estado. Entre as iniciativas, está o fortalecimento do trabalho desenvolvido pelas prefeituras na Atenção Primária à Saúde. O diálogo acontece até esta sexta-feira (15), durante o Encontro com Gestores da Saúde, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a renovação nas gestões municipais foi muito grande e a preocupação é que haja a continuidade dos serviços, principalmente no combate à Covid-19.  

“Praticamente 70% dos municípios tiveram as suas gestões renovadas, e temos muita gente que está gerindo pela primeira vez uma Secretaria de Saúde. Estamos colocando a SES à disposição de todos e ao mesmo tempo traçando estratégias com os municípios e cobrando os planos municipais de imunização. Neste encontro, estamos alinhando também como será a dinâmica da vacinação contra a Covid-19 no Maranhão”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Um dos assuntos que estão sendo discutidos durante a programação é como otimizar os recursos da saúde nos municípios. O tema está sendo explanado pelo superintendente de Atenção Primária da SES, Márcio Menezes. 

“Estamos tratando algumas questões relacionadas ao financiamento da Atenção Primária, pois nos municípios onde essa área é mais estruturada, o número de casos graves da Covid-19 é menor, visto que os casos são tratados ainda na sua forma inicial. É importante que os municípios fortaleçam a sua Atenção Básica, pois ela será a responsável também pela realização da campanha de imunização”, ressalta Márcio Menezes.

Nesta quarta-feira (13) foram recebidos representantes dos 51 municípios que compõem as Regiões de Saúde de Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Viana e Santa Inês. A iniciativa foi bem recebida pelos gestores municipais de saúde, cujas Redes de Atenção Primária são as portas de entrada para os casos da covid-19 e também serão responsáveis pela imunização contra a Covid-19.

“A Atenção Básica precisa estar bem estruturada e com esse apoio do Governo as coisas ficam mais fáceis, pois estamos lidando com uma doença de certa forma ainda desconhecida para o mundo. E agora, com a aproximação do início da campanha de vacinação, teremos um papel extremamente importante”, destaca a secretária de Saúde de Tufilândia, Patrícia Santos Nascimento. 

Para o secretário de Saúde do Município de Paulino Neves, Lucas Bráz, esse encontro é muito importante para a tomada de decisões e discussão das ações que serão implantadas. 

“Sabemos que a porta de entrada no Sistema Único de Saúde é a Atenção Básica, e por isso, temos que estar alinhados nas estratégias para garantir a efetividade dessas ações para que possamos alcançar êxito no combate à pandemia e também na vacinação contra a Covid-19”, diz o gestor municipal.

Comentários

Comentários