Ações promocionais da Setur para o turismo reúnem press trip e lançamento de aplicativo

Realização de press trip e lançamento de aplicativo (Foto: Divulgação)

Lançamento de aplicativo, participação em feira presencial e virtual, protocolos sanitários e realização de press trips. Essas e outras ações promocionais foram desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), através da Superintendência de Promoção, Marketing e Eventos, em 2020.

Em fevereiro, às vésperas do carnaval, a Setur lançou o aplicativo Maranhão de Encantos, nova ferramenta digital com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a história e atrativos turísticos do estado. A solenidade de lançamento contou com a participação do governador Flávio Dino, além de gestores e representantes do trade turístico. 

Com diversas cidades mapeadas, o aplicativo foi criado com o objetivo de oferecer a possibilidade de montar uma lista de locais favoritos a conhecer e que envolvam ecoturismo e esportes radicais. A ferramenta, disponível para download no Google Play e na Apple Store, possibilita montar roteiros de acordo com o estilo do turista e local de estadia.

Em março, antes do início da pandemia, a Setur participou da feira de Turismo Braztoa 2020, realizada no Rio de Janeiro, com um stand institucional para divulgação dos principais atrativos turísticos maranhenses. Além de informações sobre o destino, foi divulgado durante o evento um vídeo do secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior, convidando o público para o ‘Experiência Braztoa Nordeste’, que deveria acontecer no Maranhão no dia 4 de junho, mas acabou adiado para junho de 2021, por conta da pandemia.  

Com os serviços e as atividades turísticas paralisadas em abril por causa da pandemia do novo coronavírus, a Setur lançou editais de apoio ao trade e desenvolveu ações promocionais para estimularem os turistas a conhecerem o Maranhão sem sair de casa. Roteiros guiados semanais, newsletters, vídeos promocionais e aplicativos de celular foram algumas das opções desenvolvidas pela Secretaria. Ações de relacionamento com informações sobre os destinos, dicas dos principais atrativos e conteúdo sobre os polos turísticos do Maranhão foram enviadas aos agentes e operadores de turismo nos mercados nacional e internacional por meio de boletim semanal. Outra opção estimulada foi o aplicativo Maranhão de Encantos e as redes sociais da Setur como os instagrans @materradeencantos @seturmaranhao, e também vídeos promocionais disponibilizados no site oficial do Ministério do Turismo (MTur), que reuniu vídeos de destinos brasileiros através da campanha O Brasil espera por você.

Em respeito às medidas sanitárias, o São João, uma das principais festas populares do estado, foi cancelado. Mas os festejos foram mantidos ao adaptar a festa dos tradicionais arraiais espalhados pela cidade para transmissões online. A novidade foi possível graças a iniciativa do Sebrae Maranhão e do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Setur, que objetivou permitir e vivenciar os festejos juninos, a gastronomia e o artesanato típicos e característicos do período, por meio do São João Digital. O evento aconteceu de 23 a 26 de junho e contou com uma programação especial de oficinas gastronômicas e de economia criativa, transmissões ao vivo, apresentações culturais, entre outras.  

“Por conta da pandemia, 2020 foi um ano desafiador para o turismo em todo o mundo. Destaco o pioneirismo da Setur em se reunir, produzir e sensibilizar o trade sobre os protocolos sanitários para diversos setores do turismo. Com orientações claras e distribuição de matérias in loco, deixando tanto os donos dos estabelecimentos como os visitantes mais seguros durante a estadia no estado”, destacou o secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior. 

Em outubro, o Maranhão esteve presente na ABAV Collab 2020, Feira Virtual de Turismo que aconteceu entre os dias 27 de setembro a 2 de outubro. O evento, promovido pela Associação Nacional das Agências de Viagem (ABAV), é considerado a principal feira do segmento, por reunir agentes de viagens do Brasil e de várias partes do mundo. A Setur teve um stand com os atrativos turísticos, reunindo representantes das empresas do setor e apresentou, também, a capacitação do destino Maranhão de Encantos para agentes de viagem.

Segundo a superintendente de Promoção e Marketing, Cristiane Muller, foram desenvolvidas diversas ações promocionais nas redes sociais durante o período de isolamento social. 

“Durante várias sextas realizamos lives do pôr do sol em vários atrativos turísticos como na Biblioteca Pública Benedito Leite, Palácios do Leões, Mirante de Caxias, Beira Rio de Imperatriz, Barreirinhas, dentro outros. Desenvolvemos também a campanha #eunomaranhao que teve o objetivo de incentivar o compartilhamento de experiências dos turistas que já estiveram no estado”, explicou Cristiane Muller.

Por causa das restrições para realização de eventos presenciais, os mesmos seguiram sendo realizados de forma virtual, como foi o caso da 4º Edição do Festival das Tulhas, que ocorreu de 13 a 15 de outubro, pelo Instagram e Youtube, com vídeos intercalados por lives. O evento contou com a participação de chefs do Maranhão e de todo o Brasil. O evento, já consolidado no calendário do estado, tem o propósito de possibilitar a troca de conhecimento e experiências, criação de redes de relacionamento entres pessoas, empresas e instituições através da cultura gastronômica, além de promover o que é do Maranhão, apresentando tecnologias da produção de alimentos. 

Ainda no mês de outubro, o Maranhão foi destaque em importantes divulgação como revista Glamour, Contigo, Gshow, Extra, Isto é, Caras, TV e famosos UOL e Purê People (França), tudo por conta da realização de press trips nas cidades de São Luís, Barreirinhas e Atins, com atores e influenciadores digitais. Os convidados foram os influenciadores Rafael Zulu, Aline Becker, Juliana Paes, Léo Santana e Lorena Improta, que visitaram o Maranhão em roteiros com o objetivo de estreitarem relacionamentos e promoverem as belezas e serviços turísticos da região, com direito a muitas fotos nas lagoas de águas cristalinas e dunas dos Lençóis Maranhense e no vilarejo de Atins.

Em novembro, a Setur deu apoio técnico ao Rally dos Sertões 2020, em que pilotos de todo o Brasil percorreram 4.629 km de percurso do maior Rally das Américas. Os Sertões 2020 saiu da Fazenda Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), dia 30 de outubro e chegou em Barreirinhas (MA) em 7 de novembro, cruzando cinco estados e o Distrito Federal – SP, MG, DF, GO, TO e MA. No Maranhão, o Rally dos Sertões passou pelos municípios Carolina, Bacabal e Barreirinhas. 

Na oportunidade, o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior e o secretário adjunto de Esportes, Neto Azevedo receberam um troféu de Reconhecimento pelo apoio dado pelo Governo do Maranhão ao evento. 

Em dezembro, a Setur preparou uma decoração especial de natal no aeroporto e na rodoviária de São Luís. Presépio, árvores de natal, letreiros, guirlandas, entre outros. Já em Imperatriz, foi lançado o novo material promocional da Chapada das Mesas, com produção em conjunto com a Superintendência de Turismo da Chapada das Mesas e da Assessoria de Comunicação da Setur, que contou com passaporte, novas mapas turísticos e vídeo promocional da região.

Comentários

Comentários