Detran-MA realiza ação educativa em faixa de pedestres na avenida dos Franceses

Condutores receberam material informativo sobre segurança no trânsito (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), com apoio do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV), realizou na terça-feira (12) uma ação educativa na faixa de pedestres da Avenida dos Franceses, em frente à sede do órgão, na Vila Palmeira. Os educadores do Detran-MA distribuíram material sobre segurança no trânsito e orientaram condutores e pedestres. 

Além dos mascotes do Detran-MA, Zé Plaquinha e Maria Sinaleira, a ação contou também com a presença do personagem Agentileza, do núcleo de artes Transitarte. De acordo com informações da Coordenação de Educação para o Trânsito, a equipe, formada por 10 educadores, distribuiu cerca de 250 materiais educativos sobre segurança no trânsito e realizou mais de 50 abordagens a condutores e pedestres, em torno de uma hora de ação.

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Rositânia de Farias, reforça que o Detran-MA vai seguir intensificando as ações educativas em 2021. “Através dos nossos projetos e campanhas educativas seguiremos trabalhando para imprimir o papel da responsabilidade em cada condutor e pedestre na construção de um trânsito mais seguro para todos”, destacou.

Equipe do Detran-MA, em ação educativa, na faixa de pedestre (Foto: Divulgação)

Para o educador do Detran-MA, Julio Fernandez, que coordenou a ação, a presença dos educadores nas faixas de pedestre é muito importante para o trabalho educativo. “Essas ações ajudam muito na conscientização, pois facilitam a orientação de condutores e pedestres. E isto é primordial para a construção de um trânsito livre de acidentes”, enfatizou.    

Evaristo Batista, caminhoneiro profissional há 25 anos, ressaltou a importância de orientar as pessoas sobre o uso da faixa de pedestres. “Às vezes, a gente está dirigindo e não percebe o pedestre quando ela passa muito junto ao nosso veículo. Por isso é importante que as pessoas atravessem pela faixa, que é bem mais seguro”, explicou.

Os servidores e os policiais que participam das ações educativas do Detran-MA usam máscara de proteção, têm acesso a álcool em gel e respeitam o distanciamento social.

Comentários

Comentários