Maranhão integra ConsolidaSisan para troca de experiências em Segurança Alimentar

Encontro virtual com secretários e técnicos do Maranhão, Piauí e Ceará (Foto: Reprodução)

A Segurança Alimentar e Nutricional representa um eixo estratégico no desenvolvimento dos estados. Ela faz parte das políticas públicas nacionais fundamentadas no princípio da sabedoria nutricional e no direito humano à alimentação. Para isso, foi criado o Projeto de Consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ConsolidaSisan) nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. 

Por meio da troca de experiências exitosas realizadas em cada estado, o ConsolidaSisan é uma parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), com as Câmaras Intersetoriais e os Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional. O foco do projeto é o fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no Maranhão, Ceará e Piauí.

Cada secretaria estadual apresenta as suas ações realizadas ao longo do ano, como oficinas, atividades, produção de material didático e o trabalho intersetorial com as Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Para o secretário do Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, a participação do Maranhão no projeto é de fundamental importância para assegurar o direito humano à alimentação adequada.

“O ConsolidaSisan é um projeto que nós abraçamos desde o início. Ele é muito relevante no quesito de avanço para que possamos entender melhor o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e, consequentemente, promover a melhora no quesito de acompanhamento e monitoramento das pessoas dos diversos municípios. Dessa forma, o projeto contribui para que a população seja melhor assistida”, destacou.

Encontro online

O Projeto ConsolidaSisan realizou um encontro virtual com os secretários e técnicos dos três estados participantes do projeto. Na ocasião, ocorreu o lançamento de material educativo elaborado de forma conjunta com os estados do Piaui e Ceará. 

Para a secretária adjunta de Segurança Alimentar da Sedes, Lourvidia Caldas, o projeto é essencial para a compreensão da política de segurança alimentar no Maranhão. “Na prática, o ConsolidaSisan é importante para o conhecimento e aprendizado sobre a segurança alimentar nas perspectivas política e social. Apresentamos hoje o nosso material que foi construído junto aos outros estados que integram o projeto”.

Comentários

Comentários