Urbanização da Avenida Jackson Lago leva mais saúde e educação aos bairros da Alemanha, Fé em Deus, Liberdade e Camboa

Urbanização da Avenida Jackson Lago (Foto: Divulgação)

Apartamentos entregues, abertura do Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), inauguração da Unidade de Segurança Comunitária (USC) Batalhão Tiradentes e melhorias habitacionais em 2.945 residências. Tudo isso faz parte do conjunto de obras e ações já entregues pelo Governo do Maranhão como parte do Plano de Urbanização da Avenida Jackson Lago, que interliga os bairros da Alemanha e Camboa, em São Luís. 

Mas essa é só uma parte dos equipamentos sociais que compõem o projeto PAC Rio Anil na região. 

Conduzido pela Secretaria de Estado das Cidades e do Desenvolvimento Urbano (Secid), o plano de urbanização no entorno da via compreende ainda a entrega de uma série de novos equipamentos sociais. 

Com investimentos totais de aproximadamente R$ 400 milhões, o projeto também envolve obras de drenagem, abertura e calçamento de vias, construção de uma escola, entrega de uma creche e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). 

As obras na região seguem em ritmo acelerado e a previsão é que parte desses benefícios seja entregue em breve. A escola já está com 95% das obras concluídas e a creche já está 69% finalizada.

Conheça abaixo os detalhes de cada um dos equipamentos:

Escola de Ensino Fundamental – Com 4.539,26 m² de área total, a escola contará com 12 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, quadra poliesportiva coberta e capacidade para 330 crianças. Existe uma proposta em análise junto à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para que a unidade de ensino seja transformada em Escola Digna. 

Creche – Será composta por quatro salas e terá a capacidade para 188 crianças, em uma área de 574m². 

Unidade Básica de Saúde (UBS) – o equipamento vai contar com seis consultórios para atendimento em diversas espacialidades, três salas exclusivas para atendimento odontológico e espaços para outras ações, como curativos e vacinas.

OUTRAS OBRAS

Ruas auxiliares projetadas – construção de duas ruas auxiliares paralelas à Avenida Jackson Lago com estacionamento e bicicletário.

Praças – serão duas praças com pista de caminhada cada, quiosque, academia ao ar livre, urbanização completa com acessibilidade, playground e área da recreação com tabela de basquete. 

Veja agora o que já foi entregue como parte do plano de urbanização:

Urbanização da Avenida Jackson Lago (Foto: Divulgação)

1.944 apartamentos (PACs Camboa, Fé em Deus, Monte Castelo e Residencial Jomar Moraes).
2.945 melhorias habitacionais (iniciadas nos bairros da Liberdade, Camboa e Fé em Deus. Atualmente estão sendo realizadas no bairro Alemanha).
Reforma do Teatro Padre Haroldo no bairro da Liberdade. 
Urbanização da Vila Goreth e Veleiros/Camboa e construção da Praça Maria Firmina dos Reis.
Praça e urbanização da área entorno da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Alemanha.
Conselho Tutelar da Camboa.
Centro de Referência em Assistencial Social (CREAS) da Fé em Deus.
Praça Negro Cosme, na Fé em Deus.
Centro de Iniciação ao Trabalho.

Para comemorar os 400 anos de São Luís, a gestão estadual anterior iniciou a construção da Avenida IV Centenário em 2012. A obra acabou incompleta e foi retomada pelo atual governo, que decidiu mudar o nome da avenida e rebatizá-la com uma homenagem ao ex-governador Jackson Lago, falecido em 2011. 

O Plano de Urbanização da Avenida Jackson Lago busca atender a população nos setores de Educação, Saúde e Segurança, bem como dar soluções aos problemas de drenagem e esgotamento sanitário da área e remoção de palafitas construídas irregularmente no local.

Comentários

Comentários