Maranhão tem Dia “D” de vacinação contra poliomielite e multivacinação

Crianças foram vacinadas contra poliomielite (Foto: Rogério Sousa)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), avança com a Campanha de Vacinação contra Poliomielite. Neste sábado (17), postos e unidades de saúde receberam crianças, jovens e adultos para o Dia “D” de vacinação contra pólio e multivacinação. Em São Luís, 55 pontos destinados à imunização reforçaram a prevenção.

A campanha, que iniciou no dia 5 de outubro, acontece até o dia 30 do mesmo mês e é voltada para a imunização das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos de idade, e contra a poliomielite em crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade.

Na Policlínica da Cidade Operária, um dos postos de vacinação da rede estadual da SES, a movimentação de crianças, adolescentes e adultos em busca de imunização foi grande. A dona de casa Hélia Carla, de 29 anos, vacinou os dois filhos e defendeu a importância da imunização das crianças.

“A vacina ajuda a proteger contra as doenças mais perigosas. Eu não deixo atrasar nenhuma vacina, pois acho muito importante estar com a caderneta de vacinação em dia. Por mais que me doa, ver o choro e ouvir os gritos, sei que é para a saúde deles”, afirma Hélia Carla.

A professora Maria Izalene, de 32 anos, aproveitou o sábado para vacinar os filhos de 3 e 5 anos e atualizar a sua própria caderneta de vacinação. “Vim trazer as crianças para vacinar contra a pólio e aproveitei a Campanha de Multivacinação para atualizar a minha vacina contra o sarampo. Costumo sempre vacinar meus filhos, até mesmo para que eu possa me sentir mais segura e evitar contágios com as mais variadas doenças”, pontua a professora.

A chefe do Departamento de Controle e das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo destaca a importância de manter a carteira de vacinação atualizada, principalmente no caso das crianças que estão na faixa etária da imunização contra a poliomielite.

“É importante essas crianças estarem recebendo a sua dose de campanha, para a prevenção de uma doença muito importante e que pode até levar a morte caso essa criança não seja imunizada. Por isso, estamos atendendo inclusive com horários estendidos em algumas unidades de São Luís. A criança será avaliada e, independentemente da situação vacinal em que ela se encontra, terá que receber a sua vacina de campanha para proteção contra a pólio”, explicou Halice Figueiredo. 

Crianças foram vacinadas contra poliomielite (Foto: Rogério Sousa)

A meta nacional de imunização é de 95% do público alvo da campanha de poliomielite, público que no Maranhão é de 500 mil crianças. Segundo a coordenação da campanha, até a última sexta-feira (16), 22.120 doses da vacina contra a pólio já haviam sido aplicadas. 

De acordo com a superintendente de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde, Tayara Pereira, o departamento está realizando um acompanhamento junto com a equipe do Setor de Imunização da SES em parceria com todas as secretarias municipais, estimulando a Campanha da Pólio e de Multivacinação.

“A imunização das crianças, adolescentes e responsáveis que estão lhe acompanhando vai ajudar no aumento da cobertura das vacinas que oferecemos hoje, visto que, atualmente temos uma baixa cobertura. Por isso, estamos realizando essas campanhas para estimular a atualização dessas carteiras e consequentemente o aumento da cobertura vacinal no Estado do Maranhão”, destacou a superintendente Tayara Pereira.

Comentários

Comentários