No Dia Mundial da Alimentação, Governo orienta população para consumo de alimentos saudáveis

Ravel Viana (Foto: Julyane Galvão)

Manter uma alimentação saudável e balanceada é um dos principais fatores para ter saúde e garantir um bom sistema imunológico, principalmente em tempos de Covid-19. No Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) chama atenção para a classificação dos alimentos e alerta para uma alimentação mais saudável.

O nutricionista e coordenador Estadual de Alimentação e Nutrição da SES, Leudimar Soares Filho, alerta para o aumento dos casos de sobrepeso e obesidade. “Esse cenário é reflexo de uma alimentação não saudável. E nós sabemos que a obesidade é um fator de risco para diversas comorbidades, como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e já tem estudos que mostram a relação entre a obesidade e determinados tipos de câncer”, destaca.

E complementa. “É importante que as pessoas invistam nos alimentos in natura, que devem ser a base da nossa alimentação e que provém diretamente da natureza, como as verduras, as frutas, os legumes, as carnes, entre outros alimentos que podemos retirar diretamente da natureza e tem um elevado teor de nutrientes”, afirma o nutricionista Leudimar Soares.

Desde 2011, está em vigor o Guia Alimentar para a População Brasileira, que trouxe uma nova classificação dos alimentos e substituiu a pirâmide alimentar pela Escala de Alimentos Processados. A partir de então, os alimentos foram classificados em in natura, processados e ultraprocessados.

Este ano, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos. – As nossas ações são o nosso Futuro”. Em 2020 iniciou a década de ação para o cumprimento dos objetivos globais, como erradicar a pobreza e a fome, proteger o planeta e assegurar a prosperidade para todos, associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O advogado Ravel Viana Batista, 31 anos, ressalta a importância de uma alimentação saudável. “A ingestão de frutas, legumes e verduras, faz com que você tenha a necessidade de uma alimentação mais adequada e consequentemente se torne uma pessoa mais disposta”, diz. 

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é celebrado em todo o mundo desde 1981. A data coincide com a criação da FAO, em 1945, e serve como reflexão sobre a necessidade de uma alimentação saudável, de qualidade e acessível, bem como alertar para a importância de uma ação global para aqueles que sofrem com a fome. A má nutrição e a obesidade também são temas que merecem destaque.

Comentários

Comentários