Governo promove Mais Cirurgias em unidades estaduais de saúde

O Governo do Estado segue ampliando a oferta de procedimentos especializados nas unidades estaduais de saúde com o Programa Mais Cirurgias. Os procedimentos incluem cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, pediátricas e coloproctológicas. Neste fim de semana, as ações acontecem em unidades de saúde como o Hospital Regional de Timon, o Hospital Regional de Lago da Pedra e o Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís.  

No Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, entre os procedimentos que estão sendo executados estão de cirurgias de Hérnias, Videocolecistectomia, Histerectomia Total, Colecistectomias, Histerectomia Total, Laqueaduras e Hérnia. As cirurgias acontecem até o domingo (18). 

“Com o Mais Cirurgias, buscamos ter um aumento de 40%, se comparado aos meses anteriores. Dessa forma, esperamos poder minimizar o impacto causado pela pandemia com a suspensão temporária dos procedimentos eletivos”, disse o diretor clínico do hospital, Candilberto Filho. 

Um dos pacientes beneficiados foi o senhor José Arimatéria da Silva, de 79 anos, com procedimento na próstata. Segundo a sua filha, Reijane Liberato Silva, de 44 anos, a forma acolhedora com que a equipe de profissionais atuou foi o diferencial. “Ele internou e fez a cirurgia na segunda-feira e teve alta na quinta. Todo o tratamento dado foi de excelência. Com certeza o programa está ajudando muitas pessoas carentes e que não têm como pagar pelo atendimento particular”, compartilhou.

Além do Regional de Timon, o Mais Cirurgias está executado nos hospitais: Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital Dr. Juvêncio Mattos, Hospital de Trauma e Ortopedia do Maranhão (HTO), localizados em São Luís; Hospital Regional de Chapadinha; Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias; Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá; Hospital Regional de Timbiras; Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz; Hospital Regional de Balsas.

Neste fim de semana, o HCM realiza cirurgias pediátricas neste sábado (17). As crianças serão submetidas à intervenção nas especialidades de Hérnia Inguinal e Fimose. Os procedimentos do Mais Cirurgias no HCM acontecem também nos dias 24 de outubro, e no mês de novembro. 

Na sexta (16), pacientes passaram por consultas pré-operatórias para as próximas etapas de procedimentos. “A minha filha recebeu todo o acompanhamento, inclusive explicando como será a cirurgia. Além disso, também agilizaram a realização de exames que ainda faltavam ser feitos. Está sendo excelente e espero que após isso tudo ela possa correr e brincar sem termos que ficar tão preocupados”, disse Lissandra Macedo dos Santos, de 34 anos, mãe da Sarah Beatriz, de 8 anos.

No Hospital Regional de Lago da Pedra, através do programa estão sendo realizadas cirurgias gerais. A unidade de saúde foi um dos equipamentos entregues pelo Governo do Estado durante a pandemia para reforçar a assistência a casos da Covid-19. Agora, a unidade de saúde amplia o atendimento especializado na região.

Comentários

Comentários