Mais Asfalto fortalece economia, valoriza imóveis e melhora mobilidade em Imperatriz

Moradores comemoram a chegada do asfalto na porta de casa (Foto: Janaína Amorim)

A pavimentação das ruas em Imperatriz é resultado do oitava etapa do Programa Mais Asfalto, uma iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), e parte das vias que já estão pavimentadas foram entregues em solenidade virtual nesta sexta-feira (16), pelo governador Flávio Dino. Só em 2020, o asfalto chegou aos bairros Mutirão, Vila Cafeteira, Vilinha, Jardim Tropical, Grande Santa Rita, Vila Nova, Sanharol, Paraty, Planalto, Parque Independência, Jardim América, Santa Inês, Bacuri e Vila Fiquene.

O governador Flávio Dino relembrou que Imperatriz foi a primeira cidade que recebeu investimentos de asfaltamento em vias urbanas, no início do programa.“O programa Mais Asfalto nasceu na cidade de Imperatriz, e de lá pra cá nunca parou. Nós sempre ajudamos, e embora a legislação defina que essa é uma responsabilidade da Gestão Municipal, o Governo tem cooperado, para que a população ganhe com isso”, destacou o governador.

Segundo o titular da pasta, Clayton Noleto, a cidade já recebeu mais 120 quilômetros de asfalto, proporcionando mais mobilidade para as pessoas. “Imperatriz foi a primeira cidade do Maranhão a receber o Mais Asfalto, em 2015. Desde então, os principais polos já foram contemplados. Embora as vias urbanas não seja uma responsabilidade direta do Estado, essa gestão é sensível às necessidades dos moradores e por isso tem se empenhado em trazer essas melhorias”, finalizou.

Valorização do comércio

No total, são mais de 60 ruas contempladas, que além do pavimento recebe sarjeta, meio-fio e drenagem nos pontos necessários. Para o comerciante George Lima, a melhoria na infraestrutura trouxe também valorização das casas e dos pequenos comércios. “Tem impacto para o comércio com as condições de acesso. Até a limpeza da mercadoria melhora com o fim da poeira. É bom para a população em geral porque a pavimentação valoriza os imóveis”, avaliou.

Para a comerciante Maria Lima, esse investimento é sinônimo também de mais saúde, principalmente para quem doenças respiratórias. “Tinha gente na rua pensando em se mudar por causa da poeira na rua, principalmente durante a pandemia. Com esse asfalto, mudaram de ideia”, contou.

Mobilidade

Menos poeira e buracos e mais saúde e até integração entre os moradores. Esses são alguns dos benefícios trazidos pela chegada do asfalto apontados pelos moradores de Imperatriz. De acordo com o ambulante Edinaldo Oliveira, as ruas asfaltadas trazem melhores condições de trabalho, já que fica mais fácil circular com o carrinho de verduras.  “O asfalto melhora 100% meu trabalho. Com as ruas esburacadas, como a gente faz para empurrar o carrinho? Fica mais pesado. Com asfalto fica muito melhor”, disse.

Governo investe em pavimentação nos bairros de Imperatriz (Foto: Janaína Amorim)

O aposentado Antônio Dimas conta que agora pode sentar na calçada de casa com muito mais tranquilidade e conforto, graças ao fim da poeira. “Esse asfalto é importante. Acaba poeira. Fica melhor pra gente sentar na calçada. Antes quando o carro passava a gente corria pra dentro, agora não”, afirmou.

Mais investimentos

Ainda durante solenidade, o governador também entregou o Escritório da SEMA e o Sistemas de Abastecimento de Água dos Povoados Vila Zenira e Bebedouro.

Foram perfurados, somente no segundo semestre desse ano, poços nas cidades de Senador La Roque, Vila Nova dos Martírios (Povoado Curverlândia e Marreco) e ainda 5 poços na cidade de Imperatriz (bairro Vilinha, Parque Alvorada 2, Vila Macedo, Vila Zenira e Povoado Bebedouro). Encontram-se em fase de conclusão poços nas cidades de João Lisboa (Povoado São Raimundo e Bairro Norte Sul). Imperatriz também recebeu o Centro de Referência do Idoso, localizado no Bairro Vila Nova, no antigo Centro Comunitário.