Super Dev: Liga Acadêmica de Engenharia da Computação e empresa Ops Game Studio lançam jogo sobre empreendedorismo

Em Super DEv, o jogador precisa enfrentar os desafios vivenciados no cotidiano de um estúdio de jogos (Foto: Reprodução)

A Liga Acadêmica de Jogos Sérios, Gamificação e Programação, vinculada ao Curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (LAJGAMP/UEMA), em parceria com a empresa maranhense de desenvolvimento de jogos Ops Game Studio, lançaram, no mês de setembro, o jogo Super Dev.

No Super Dev, o jogador tem que administrar um estúdio de jogos enfrentando os desafios apresentados em cada partida. Os desafios remetem a acontecimentos vivenciados no cotidiano real de estúdios de jogos. A decisão do jogador sobre cada situação ou desafio afeta positivamente ou negativamente um ou mais atributos do estúdio. É preciso manter os atributos balanceados a fim de alcançar pontuações mais altas.

A ideia surgiu em 2018, com a empresa Ops Game Studio, e entrou em produção quando os estudantes participantes do projeto “Implantação da Fábrica de Sistemas Computacionais da UEMA: capacitação e desenvolvimento de jogos sérios e sistemas de software”, apoiado pelo edital INFRA/FAPEMA e PIBITI/CNPq-UEMA; envolveram-se no projeto em agosto de 2019.

Os estudantes Clistenys Eduardo, Bruno Gomes e Gustavo Soares, discentes do curso de Engenharia da Computação, foram orientados pelo professor Antônio Fernando Lavareda Jacob Junior, do Departamento de Engenharia da Computação (DECOMP/UEMA) e do Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação e Sistemas (PECS/UEMA). 

Para o professor Antônio Jacob, o jogo tem dois objetivos principais: diversão e educação; e isso faz com o que o app tenha mais de um público-alvo. “Um público-alvo é formado por jogadores em geral que têm curiosidade sobre empreendedorismo e gostariam de aprender como uma tomada de decisão pode influenciar o seu negócio. O segundo público é mais específico e formado por desenvolvedores e empreendedores do ramo de jogos digitais que podem testar as suas habilidades de gestão por meio de diferentes problemas e decisões que devem ser tomadas a fim de manter o estúdio funcionando”, explica.

Por enquanto, o jogo está disponível apenas para dispositivos Android e o download pode ser feito no Google Play Store. Em breve, os usuários de dispositivos IOS também terão acesso.

Para fazer o download do jogo, acesse o link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.opsgamestudio.superdev

Confira o teaser do jogo em https://www.youtube.com/watch?v=HGgCrM1rY68 

Sobre a Liga Acadêmica de Jogos Sérios, Gamificação e Programação 

Criada em maio de 2017, a LAJGAMP é vinculada ao curso de Engenharia da Computação da UEMA e tem como principal objetivo complementar a formação acadêmica na área específica de Jogos Sérios, Gamificação e Programação. Para isso, a liga busca proporcionar uma vivência prática por meio de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão baseadas em problemáticas, desafios e métodos que estimulem o estudo e aplicação nas áreas de atuação. Acompanhe o instagram @lajgamp para mais informações.

Comentários

Comentários