Governador Flávio Dino anuncia segunda fase do Inquérito Sorológico no Maranhão

Na primeira fase do Inquérito Sorológico foram testadas 4.080 pessoas e na nova fase serão 5.100 (Foto: Julyane Galvão)

Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (2), o governador Flávio Dino anunciou a segunda fase do Inquérito Sorológico no Maranhão. Nesta edição, que acontecerá entre os dias 19 e 30 de outubro, 5.100 pessoas em 66 municípios do estado serão testadas.

“Um gestor se prepara antecipando os cenários, para que tenhamos condições de reagir o mais rápido possível, especialmente em caso de eventualidades. O Inquérito Sorológico é uma forma de amostragem para aferirmos a presença do novo coronavírus em território maranhense”, disse o governador Flávio Dino.

O Inquérito Sorológico é uma pesquisa cujo objetivo é avaliar a situação da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19) no estado. As amostras coletadas serão enviadas ao Laboratório Central do Maranhão (LACEN-MA), onde passarão por análise e o resultado desta observação laboratorial ajudará a definir as medidas de prevenção e assistenciais a serem oferecidas pela gestão estadual no primeiro semestre de 2021.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a iniciativa tem como princípio manter o controle da doença. “O inquérito irá nos ajudar a manter sob vigilância os indicadores epidemiológicos. Em posse das informações técnicas necessárias, vamos instituir estratégias de forma a continuar protegendo e cuidando da nossa população”, afirmou.

Na primeira fase do inquérito, realizada no período de 27 de julho a 7 de agosto, os agentes de saúde do Estado visitaram 69 municípios das 19 regiões de saúde do Maranhão. Ao todo, foram testadas 4.080 pessoas.

A avaliação do estudo demonstrou uma prevalência de 40% da população com anticorpos para a Covid-19. Somente nos municípios da Grande Ilha, essa preponderância registrou 38,9%. Nos municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes, a prevalência teve taxa de 35,2%.

Comentários

Comentários