São Luís 408: Faróis do Saber são reformados e levam mais conhecimento aos estudantes

Farol do Saber na Cidade Operária (Foto: Divulgação)

Prédio reformado, livros e móveis novos, mais conforto e mais conhecimento. Assim tem sido a revitalização dos Faróis do Saber na cidade de São Luís. A atual gestão do Governo do Maranhão já reformou todas as unidades da capital.

As estruturas antes sucateadas deram espaço a ambientes agradáveis, que serão ainda mais bem aproveitados no fim da pandemia de coronavírus.

São sete Faróis do Saber na cidade de São Luís. O último a ser reformado foi Sousândrade, da Cidade Operária, após ficar dez anos desativado.

“Nós tínhamos a sensação de perda! De que tínhamos perdido algo que era essencial. Hoje, é orgulho. Está lindo, perfeito”, disse Janes Dutra, gestora geral do Centro de Ensino João Pereira Martins Neto, também localizado na Cidade Operária, e do Farol do Saber Sousândrade.

Os prédios dos Faróis receberam serviços como recuperação do telhado, instalação de forro PVC, troca de instalações elétricas e hidráulicas, piso e revestimento, além de pintura geral.

Manutenção

Estruturas antes sucateadas deram espaço a ambientes agradáveis (Foto: Divulgação)

As Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Cultura (Secma), responsáveis pelos Faróis, também têm ido a unidades para fazer vistorias e agendar serviços de reparo onde for necessário.

Há, por exemplo, unidades que foram reformadas e entregues há mais de quatro anos, por isso é preciso fazer sempre o serviço de manutenção.

No Estado

Até o momento, o Governo do Estado já requalificou 49 Faróis do Saber, com revitalização completa da estrutura, mobília e acervo novos.

Outros dois faróis, localizadas em Altamira do Maranhão e Dom Pedro estão em processo de revitalização, e os próximos a iniciarem as obras estão nos municípios de Coelho Neto, Imperatriz e Cidelândia. A meta é requalificar todas as unidades.