Inauguração da Policlínica do Cohatrac amplia rede de assistência aos usuários do SUS no Maranhão

Nova Policlínica do Cohatrac (Foto: Márcio Sampaio)

Com a nova Policlínica do Cohatrac, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), avança na ampliação da assistência aos usuários do SUS, garantindo maior resolutividade nas consultas da Atenção Básica e oferta de exames de apoio diagnóstico.  Entregue durante solenidade virtual de inauguração na última quinta-feira (10), a nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira e também aos finais de semana. Os atendimentos já começam na segunda-feira (14).

Durante a entrega, o governador Flávio Dino destacou a importância da ampliação dos serviços no bairro do Cohatrac, fazendo com que o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) seja ampliado, e possibilitando o aumento na diversificação de consultas e exames para a população de toda a região. 

“As policlínicas são uma experiência vitoriosa. Ainda este ano, entregaremos a policlínica de Santa Inês e a de Presidente Dutra. De modo que, ao concluirmos a nossa gestão, teremos entregue a maior rede de Hospitais Regionais e Macrorregionais da história do Maranhão, ao lado de uma rede de policlínicas, fazendo com que nós tenhamos suporte de complementação aos serviços mantidos pelos municípios”, ressaltou o governador.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirma que a transformação do Socorrinho do Cohatrac em Policlínica vai fazer com que a unidade vire referência para toda a cidade. “Essa policlínica vai dispor de Serviço de Pronto Atendimento (SPA) ampliado que funcionará 24 horas e irá dispor de Clínica Geral e Odontologia. Contará ainda com um ambulatório de consultas que oferecerá as mais diversas especialidades médicas, disponíveis para a comunidade”, destaca o secretário.

A unidade do Cohatrac possui capacidade mensal para a realização de cerca de 4.200 atendimentos de Urgência na Atenção Especializada e 3.120 consultas médicas especializadas. Entre elas, Cardiologia, Neurologia, Gastrenterologia, Endocrinologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Alergologia, além de serviços diagnósticos por imagem como Ultrassonografia, Raio X, Vídeo Laringoscopia, Endoscopia, Serviço de Laboratório Clínico, Serviço de Cardiologia Diagnóstica com Eletrocardiografia. 

Nova Policlínica do Cohatrac (Foto: Márcio Sampaio)

Oferecerá também Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), exames, análises clínicas, exames de radiologia, ultrassonografia dos demais sistemas, ultrassonografia do sistema circulatório (doppler), diagnóstico em otorrino (videolaringoscopia + nasolaringoscopia) e eletrocardiograma sem laudo.
O usuário pode agendar o atendimento pelo Disque Saúde, através do número (98) 3190-9091, mediante apresentação do encaminhamento médico.

Esta é a quinta Policlínica instalada na capital. Já estão em funcionamento as Policlínicas do Diamante, Vila Luizão, Cidade Operária e do Vinhais. No interior do estado, o serviço já foi implantado nos municípios de Matões do Norte, Barra do Corda, Lago do Rodrigues, Paulino Neves.

Comentários

Comentários