Webinário debate desafios e possibilidades da formação continuada no contexto da pandemia

Encontro foi mediado por Fernanda Ferraz da Seduc e teve como palestrante Janaína Barros, coordenadora pedagógica do Estado da Bahia (Foto: Divulgação)

Com um tema atual e necessário, em tempos de isolamento social por causa da pandemia do Covid-19, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na quinta-feira (10), o webinário “Os desafios e possibilidades da formação continuada no contexto da pandemia”. O evento, transmitido pelo canal da Seduc no YouTube, contou com a participação da palestrante e coordenadora pedagógica do Estado da Bahia, Janaína Barros. O encontro foi mediado por Fernanda Ferraz, supervisora do Regime de Colaboração da Seduc. 

A realização do webinário contou com o apoio das entidades parceiras Ensina Brasil e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Foram quase 800 visualizações, contando com a participação de internautas dos diversos municípios do Maranhão.

A história de vida da professora Janaína Barros serviu de mote para explicação dos aspectos abordados sobre o tema discutido no Webinário. Durante a trajetória educacional da professora, estudantes, professores e diretores foram fundamentais para a formação porque trouxeram questionamentos importantes sobre o caminho que a educadora queria percorrer. 

“Na faculdade, umas das primeiras coisas que aprendi foi que o professor tinha que ser pesquisador. Um educador só se constituía na pesquisa e quando entendi isso eu passei a pesquisar tudo. Nesse processo percebi que ter ideia é importante, mas, também, é necessário saber gerir processos de aprendizagem para observar se estamos desdobrando as ideias em ações efetivas. Precisamos monitorar, avaliar e retomar o processo que estamos instaurando”, destacou Janaína Barros.

Os internautas participantes do evento elogiaram a palestrante pelas excelentes explicações sobre os aspectos que envolvem a educação na formação de professores. “Muito conhecimento adquirido em tão pouco tempo. Parabéns pela motivação proporcionada por você”, expressou Ana Alice Barros da Silva.

A professora Eró Cunha, participante do evento, destacou a ampla visão de conhecimento da professora Janaína Barros, adquirida ao longo de sua trajetória educacional e em defesa por uma educação igualitária. “A Jana é um exemplo de educadora com o olhar voltado ao respeito, à diversidade e humanização”.

A supervisora Fernanda Ferraz ressaltou a importância do encontro e agradeceu a participação da palestrante Janaína Barros, dos articuladores municipais e regionais e dos demais internautas. “Trazer a experiência de vida, juntando teoria e prática como objeto de pesquisa foi muito enriquecedor. Esse desdobramento do campo das ideias, para se efetivar em ações transformadoras, deve ter esse olhar voltado para as minorias e tudo isso se constitui em um grande aprendizado. Agradeço a todos pela participação”, ressaltou.

Após o momento inspirador proporcionado pela professora Janaína Barros, os articuladores municipais retornaram ao ambiente virtual para assistir a mais uma hora de aula e, em seguida, ocorreu a finalização do curso. Neste sábado (12) haverá um momento de plantão de dúvidas para quem estiver em busca de respostas para as suas inquietações.

Comentários

Comentários