Mutirão Rua Digna: mulheres se destacam em obras de revitalização no bairro Pedrinhas

Governo inaugura obra do Rua Digna no bairro Pedrinhas (Foto: Divulgação)

“Trabalhar na comunidade para o bem-estar da população do nosso bairro é muito gratificante, por esse motivo estamos nessa luta da participação feminina nos espaços sociais, por mais educação, qualificação, trabalho e renda”, declara Genesia de Souza, presidente do Instituto de Mulheres em Ananandiba-Pedrinhas, responsável pela execução da obra do Mutirão Rua Digna na localidade. Nessa segunda-feira (17), as Ruas do Caju e da Uva, depois de totalmente revitalizadas pelo programa, foram entregues aos moradores da localidade.

A obra, que foi gerenciada 100% por mulheres da comunidade, proporcionou 36 postos de trabalho, 12 pessoas qualificadas, 3.450² metros de pavimentação com bloquetes e garantiu mais acessibilidade para quem anda pelo local.

O secretário do Trabalho, Jowberth Alves, enfatiza a relevância do programa e destaca o protagonismo feminino na obra inaugurada nessa semana.”O Governo do Maranhão tem o compromisso com as comunidades em levar projetos que garantam melhores condições de vida. Além de estarmos inaugurando as obras da comunidade, é importante destacar que o projeto foi totalmente administrado por mulheres, que foram protagonistas e deixaram sua marca de luta por políticas públicas feita para todos”, pontuou.

O IMA

O Instituto de Mulheres em Ananandiba (IMA) é uma organização comunitária formada predominantemente por mulheres do bairro Pedrinhas, zona rural de São Luís. Há mais de 10 anos, a entidade tem atuação na área do desenvolvimento do território, por meio da educação infantil, qualificação profissional, integração no mundo do trabalho, incentivo ao cooperativismo e associativismo, com foco na garantia de direitos sociais a jovens, crianças e idosos da região.

Genesia de Souza, presidente do Instituto de Mulheres em Ananandiba (Foto: Divulgação)

O instituto visa, ainda, à autonomia e ao empoderamento feminino por meio da participação da mulher na vida política, socioeconômica e administrativa do país. Esta é uma das dezenas de instituições que têm parceria com o Governo do Maranhão na execução do Programa Mutirão Rua Digna nas comunidades.

Tereza Andrade, uma das moradoras de Pedrinhas e associada na organização, demonstra contentamento com a nova estrutura da rua: “Para mim foi uma benção de Deus, porque no verão era poeira, no inverno a gente tinha uma poça de água na frente da casa que nem carro passava. Agora a gente está no céu, a rua ficou uma maravilha”, disse.

O Mutirão

Governo inaugura obra do Rua Digna no bairro Pedrinhas (Foto: Divulgação)

O Mutirão Rua Digna é uma iniciativa do Governo do Maranhão, executado através da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), que consiste na geração de trabalho e renda através de pequenas obras e serviços de pavimentação de vias públicas com blocos intertravados. Dessa forma, fomenta o trabalho e a iniciativa popular promovendo o associativismo e a participação comunitária nos planos de gestão administrativa. O Programa já alcançou 22 municípios maranhenses.

Comentários

Comentários