Governo entrega escola digna em povoado de São Raimundo das Mangabeiras e realiza sonho de moradores

Nova escola onde 40 crianças da comunidade agora irão estudar (Foto: Divulgação)

Uma cerimônia sem recepções festivas, mas que proporcionou alegria e satisfação aos moradores do Povoado Deserto, no município de São Raimundo das Mangabeiras, a 65 km da sede. Neste sábado (1º), a comunidade recebeu do Governo do Maranhão o novo prédio da Unidade Escolar Bandeirantes, construído pelo Programa Escola Digna. 

Uma escola com mais conforto e dignidade para seus filhos era um sonho antigo dos moradores do povoado que, a vida inteira, viram as crianças da comunidade estudarem em espaços improvisados e inadequados. A antiga escola funcionava em um prédio de uma sala de aula, totalmente escuro, sem ventilação e sem as estruturas necessárias para o processo de ensino e aprendizagem. Agora, o que era sonho virou realidade, que encheu de alegria o coração de seu Marcelo da Silva Rocha, pai de três alunos da escola.

“A gente está muito feliz por ter recebido essa nova escola e agradece ao governador Flávio Dino, aos gestores da Secretaria de Educação, juntamente com o prefeito Rodrigo Coelho, que lutaram para conseguir essa escola para a nossa região. É uma felicidade saber que os nossos filhos irão estudar em uma escola de padrão elevado, uma escola realmente digna. A gente fica muito feliz como pai e como morador da comunidade”, disse Marcelo Rocha.

A obra, realizada em parceria com a empresa Brasil Agro, recebeu investimentos na ordem de R$ 400.151,90, que possibilitaram a construção do novo prédio escolar. A nova escola, agora, tem uma estrutura de duas salas de aula, sala da diretoria, cozinha, banheiros adaptados, entre outros espaços que deram mais conforto e segurança aos estudantes. A nova estrutura vai beneficiar 40 estudantes da comunidade e de outros povoados. A perspectiva é de que, com a mudança, a procura por vagas na escola aumente ainda mais. 

“A palavra que eu tenho é gratidão! Gratidão pelo olhar de vocês, pelo acompanhar, pelo abraçar, pelo enxergar de vocês com a comunidade. Gratidão pela parceria que vocês têm conosco. E nós estamos muito felizes, porque é uma honra, hoje, receber essa escola”, destacou Adelmara Rocha de Souza, gestora da escola.

Equipe Seduc, representantes da empresa Brasil Agro e o prefeito José Francisco Rodrigues (Foto: Divulgação)

Participaram da solenidade simbólica o prefeito José Francisco Coelho, representantes da empresa parceira Brasil Agro, e o gestor da Unidade Regional de Educação (URE) de Balsas, Flávio Damasceno, representando o Governo do Maranhão. O gestor da URE destacou a importância da parceria com a empresa Brasil Agro.

“Uma parceria interessante entre o Governo e a empresa Brasil Agro, trazendo uma escola digna para a comunidade de São Raimundo das Mangabeiras, especialmente para o Povoado Deserto. Uma escola onde os alunos terão mais condições de obter uma aprendizagem condizente com os desejos da Secretaria de Educação do Maranhão”, destacou Flávio Damasceno.

“Criar condições efetivas para que os estudantes maranhenses tenham maiores e melhores condições de aprendizagem sempre foi uma das preocupações do governador Flávio Dino, desde o início de sua gestão. E quando a gente entrega cada escola, mesmo nesse momento de distanciamento social em que não estamos presentes na solenidade, o nosso coração também se enche de alegria, quando recebe a notícia da felicidade de uma comunidade. Vamos em frente com a nossa missão de continuar transformando a educação do Maranhão”, destacou o secretário Felipe Camarão.

Comentários

Comentários