Comunidade avalia positivamente a ação do Governo para entrega de apartamentos

Conceição de Maria, 36 anos (Foto: Jasf Andrade)

Depois de inúmeros esforço e articulações, o Governo do Estado, por meio da Secretária das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), anuncia que mais uma etapa foi vencida, e o Residencial José Chagas será entregue as famílias no início do mês de agosto.

Para isso, o secretário Raimundo Reis e a equipe da Secid reuniram-se na tarde de sexta-feira (31), na quadra da praça do São Francisco, com as famílias beneficiadas pela política de habitação.

O objetivo do encontro foi anunciar a entrega do residencial e informar como será a programação da assinatura dos contratos e a entrega das chaves. Raimundo Reis destacou o empenho do Governo do Estado em resolver a questão da moradia dessas famílias que se encontravam em condições precárias de habitabilidade. Foram várias reuniões com representantes das famílias, construtora, cartório e Caixa Econômica Federal, onde o governo liderou o diálogo e articulou a entrega antecipada do empreendimento. 

“A proposta é juntarmos três etapas em uma só: a assinatura dos contratos, a entrega das chaves e a solicitação do registro individual de energia com a Equatorial. Toda a ação será alinhada com a equipe do social que entrará em contato com cada um beneficiário para marcar data e horário do evento”, disse Raimundo Reis. 

O gestor afirmou que o evento de entrega acontecerá no auditório da secretaria, e que serão adotados todos os protocolos de segurança sanitária.

Para Conceição de Maria, 36 anos, que mora em aluguel social com a filha, foi a melhor notícia que poderia ter acontecido. “Agradeço ao Governo do Estado e à Secid por trabalhar para transformar a vida de quem mais precisa. Agora sim, meu sonho foi realizado”, exclamou.

Plano Técnico de Trabalho Social (PTTS)

A assistente social Daniele Ferreira, presente na reunião, falou aos presentes que, após a entrega dos apartamentos, a secretaria implantará o Plano Técnico de Trabalho Social (PTTS).

Secretário Raimundo Reis dialoga sobre a entrega com as famílias (Foto: Jasf Andrade)

O PTTS integra o projeto PAC Ponta do São Francisco e é um investimento do governo estadual em parceria com o governo federal. O Plano visa o desenvolvimento de ações coletivas voltadas às famílias das comunidades da Vila Jumento, Portelinha e Ilhinha, que foram contempladas com apartamentos no Residencial José Chagas.

Ela afirmou que o PTTS é um instrumento importante para a viabilidade do projeto com procedimentos metodológicos permeados por ações com enfoque participativo. O plano visa buscar a sustentabilidade dessas famílias que foram contempladas com apartamentos no Residencial José Chagas por meio dos eixos, para que os mesmos permaneçam em suas moradias.

“As famílias beneficiárias participarão de reuniões, oficinas, trocas de experiências, atividades e cursos de capacitação profissional, de modo a compreender o processo no qual estão envolvidas. Também está prevista a formação do Grupo de Governança Local (GDL), a ser eleita pelos grupos de famílias, buscando fortalecer e assegurar o desenvolvimento do processo, de forma democrática e participativa, tanto antes, quanto após o reassentamento”, ressaltou.

Comentários

Comentários