Em crescimento, números de casos recuperados já é três vezes maior que os de casos ativos

Maranhão entregou novas unidades e ampliou as já existentes para atender casos de coronavírus (Foto: Divulgação)

Uma soma de esforços realizados no Maranhão, antes mesmo do primeiro caso do novo coronavírus ser confirmado, fazem do estado um exemplo no combate à pandemia no país. Além de figurar com quatro cidades no ranking dos 10 municípios com menor número de novos casos diários, o número de recuperados já é três vezes maior do que o número de pessoas com a doença, segundo o boletim da última segunda-feira (29). 

O mais recente levantamento apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta 17.859 casos ativos e 59.100 recuperados. Sendo um dos estados da federação que mais testa, já são mais de 160 mil testes realizados, a grande quantidade de recuperados revela que o Maranhão segue no caminho certo, com a adoção de importantes medidas há quase quatro meses.

Ladeado a isto, os municípios maranhenses de Paço do Lumiar, São Luís, São José de Ribamar e Codó aparecem entre as 10 cidades do Brasil com menor crescimento de novos casos. A lista foi apresentada pelo site G1, a partir de dados do Ministério da Saúde.

Ainda que sejam dados animadores, quando comparados com a situação pandêmica já vivenciada em todo o mundo, o governador do Maranhão, Flávio Dino, chamou a atenção, em publicação nas redes sociais, sobre a importância de não descuidar das medidas sanitárias e de prevenções para seguir achatando a curva de contágio até que ela seja zerada, o grande objetivo da gestão.

“Reportagem publicada pelo site G1 mostra 4 cidades maranhenses entre as de menor crescimento de novos casos de coronavírus no Brasil. Convido a todos que mantenhamos os cuidados e o cumprimento das regras sanitárias. Isso é essencial”, alertou o governador.

Comentários

Comentários