Comunidade escolar tem acesso a atendimento psicossocial no IEMA Rio Anil

Alunos, seus familiares e comunidade escolar em geral vêm recebendo apoio psicológico para lidar com diversas situações nesse momento de pandemia do novo coronavírus. Os atendimentos são gratuitos e oferecidos pela unidade plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no Rio Anil, integrando o programa ‘Olá, Vamos Conversar?’. Funcionando desde o mês de maio, a ação consiste em orientação e suporte psicossocial, por meio das plataformas digitais.

O projeto potencializou um trabalho já existente na unidade e que agora é realizado via redes digitais, reforça o diretor do IEMA Rio Anil, Olivar Júnior. “Há pessoas que por vezes não aceitam o atendimento psicossocial e não acreditam nesta abordagem. No nosso papel institucional, procuramos fazer com que esse cuidado com alunos e suas famílias venha ajudar a entender e passar por esse momento difícil de pandemia. A intenção desse projeto é na perspectiva da redução dos danos”, disse o gestor.

Por meio do ‘Olá, Vamos Conversar?’, os alunos podem contar situações, pedir apoio e ter a autoestima estimulada. A iniciativa possibilita a ajuda nesse momento de isolamento social, que segundo a avaliação dos psicólogos, favorece o aparecimento de patologias psiquiátricas e conflitos familiares. As demandas são encaminhadas para atendimento mais sistemático em instituições especializadas, se necessário.

O gestor aponta que foi percebido desânimo de líderes escolares, no que refere a situações envolvendo o coronavírus e lembrou que o clima de insegurança e incerteza reflete no adulto e pode ser mais impactante no jovem. “Neste espaço de diálogo o aluno recebe uma acolhida qualificada para ajudá-lo. É muito simbólico para nós. Uma pequena ajuda que pode salvar as pessoas”, pontuou Olivar Júnior.

Para ter acesso ao atendimento, basta que o aluno agende com a coordenação da unidade escolar. O projeto conta com apoio de equipe multidisciplinar – assistentes sociais e psicólogos, além de apoio jurídico e parceiros voluntários do Ceuma e Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). A unidade plena do IEMA Rio Anil oferece ensinos fundamental, médio, integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA) – todo este público é atendido pelo projeto psicossocial.

Comentários

Comentários