Seinc apoia mediação e arbitragem empresarial para celeridade na resolução de conflitos

Secretaria atende via on-line (Reprodução)

Com a pandemia do novo coronavírus, cresceu a procura por arbitragem para resolução de conflitos empresariais e gestão de processos. No Estado, a Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial do Maranhão (CBMAE-MA), que conta com o apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e de diversas entidades empresariais, tem realizado os serviços, que acontecem via on-line e proporcionam agilidade aos processos.

Durante esse período de pandemia, a câmara de arbitragem pode ser uma aliada na resolução de conflitos, inclusive trabalhista, como explica o secretário da Seinc, Simplício Araújo. “A resolução de conflitos on-line nesse período ajuda e muito em processos como os trabalhistas por exemplo. A câmara recebe nosso apoio, tendo em vista que a celeridade nesse período é fundamental para empresas e também para empregadores possam ganhar tempo e resolver as questões”, avaliou Simplício Araújo.

O empresário faz sua solicitação na plataforma, a outra parte é convidada para uma negociação e os dois transacionam 100% online, com ou sem o auxílio de um mediador capacitado e treinado para estimular a negociação e propostas. Em média, uma ação via Câmara de Mediação é julgada entre 30 dias a 6 meses, no máximo.

“A celeridade no tratamento de um conflito por mediação ou do julgamento da causa por arbitragem é um benefício extremamente atrativo, pois gera para as empresas rapidez, sigilo e segurança jurídica. Uma ação judicial pode levar um certo tempo, superando as vezes o prazo de 5 a 10 anos para ser julgado, o que ocasiona além da demora na solução do conflito, o aumento dos custos do processo e prejuízos para a empresa”, explica o presidente CBMAE-MA, Ivaldo Praddo.

Sobre a CBMAE-MA

A CBMAE é uma Câmara credenciado ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), associada ao Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA) e conveniada com as principais entidade de classe e conselhos profissionais do Maranhão.

As informações sobre os tramites e como se dá o processo realizado pela CBMAE-MA podem ser acessados via site: www.cbmae-ma.com.br.