Projeto Cuidando do Cuidador promove atividades com profissionais da Maternidade de Alta Complexidade

Espaço de acolhimento para colaboradores foi montado na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Foto: Divulgação)

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), unidade da rede estadual de saúde, iniciou na última semana o projeto Cuidando do Cuidador. Através da iniciativa, um espaço de acolhimento foi destinado para colaboradores da unidade de saúde e conta com diversas atividades, entre elas, musicoterapia, meditação, apoio psicológico, escalda-pés com ervas medicinais, práticas de alongamento, aromaterapia, além de atendimento psicológico.

A coordenadora de enfermagem, Nayra Karoline Magalhães, explicou o objetivo do projeto Cuidando do Cuidador. “Nós sabemos que a rotina dos profissionais de saúde é muito corrida. E com a pandemia era necessário ter esse espaço disponível para os profissionais. Um local para momento de pausa, de descanso, relaxamento, além de ter todo apoio psicológico”, detalhou a enfermeira da maternidade, que é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O projeto inicialmente pretendia atender grupos de 10 a 12 pessoas. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a proposta foi reestruturada e o espaço Acolher atende grupos de três colaboradores por vez, seguindo o que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar aglomeração. O local funcionará nos turnos da manhã, tarde e, em dias alternados, no período noturno. Uma psicóloga ficará disponível para atendimento individualizado.

Marina Karole Barroso, supervisora da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (UCI), uma das primeiras profissionais de saúde a utilizar o espaço Acolher, destacou a relevância do projeto. “É um espaço que será de muita valia para nós funcionários nessa época de pandemia. Ter esses momentos vai trazer calmaria aos colaboradores, o que vai resultar em melhor assistência para os recém-nascidos”, pontuou.

Atividades

No primeiro dia, diversas atividades foram realizadas no local. A psicóloga Kássia de Sousa Martins, durante o momento de conversa com os profissionais, abordou questões relacionadas à saúde mental. Ela lembrou que o profissional precisa ter momentos de pausa e cuidar, de forma efetiva, da saúde emocional. Roda de conversa e ações de psicoeducação também estarão na lista das atividades da psicologia na sala Acolher. O atendimento da sala Acolher é feito de forma agendada. Supervisores dos setores organizarão o fluxo dos funcionários no local.

Comentários

Comentários