Encontro de Gestoras Municipais debate políticas públicas para mulheres

O encontro contou com gestoras representantes de 41 municípios (Foto: Daniela Santos)

A Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) realizou na tarde desta sexta-feira (14), na Casa da Mulher Brasileira, localizada no bairro Jaracaty em São Luís, o Encontro das Gestoras Municipais para tratar de políticas públicas para as mulheres. O evento teve como principais pautas as conferência municipais e estadual de políticas para as mulheres, debateu os dados do Boletim Social do Imesc, prestação de contas e a presença das mulheres na política. Durante o encontro, a secretária Ana Mendonça fez o lançamento da campanha de combate ao assédio no Carnaval 2020 da SEMU.

“Foi um resultado muito positivo, de fortalecimento na construção de políticas para as mulheres, com temas importantes como as conferências, e o lançamento da campanha da SEMU contra o assédio no Carnaval. Tivemos a presença maciça das gestoras, isso demonstra a confiança no trabalho desenvolvido pela equipe SEMU”, pontuou a secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça.

A gestora destacou ainda o comprometimento do Governo do Estado na implementação das políticas públicas para as mulheres e a construção da Casa da Mulher Maranhense em Imperatriz.
“Ressalto aqui o Governo Estado, que muito tem feito para que as mulheres tenham uma política de acesso a direitos e inclusão social, à exemplo, a Casa da Mulher Maranhense, que está sendo construída em Imperatriz. Então, eu só tenho a agradecer e que em 2020 a gente esteja mais presente ainda na vida daquelas mulheres que não conseguem chegar até aqui, eu agradeço a todos e essa equipe maravilhosa da SEMU”, finalizou a secretária.

“Há muito tempo a gente não se reunia para falar de políticas para as mulheres e hoje a gente sempre se encontra, inclusive depois do Flávio Dino, as coisas melhoraram, ele dá muita atenção a mulher e com isso as secretárias sempre estão nos movimentos chamando a gente. Então, aqui a gente discutiu política, educação, sobre as mulheres lésbicas, tudo”, destacou Ivone da Costa Sousa, membro da Pastoral da Mulher Marginalizada, e gestora do Departamento Municipal de Políticas para Mulheres do município Campestre do Maranhão.

“O que houve aqui hoje foi uma grande troca de experiências, uma ouve a dificuldade da outra e assim, a gente vai se fortalecendo, porque juntas somos mais fortes!”, afirmou a superintendente da Mulher de Rosário, Silvia Rocha.

Secretária Ana reforça a participação da mulher na política (Foto: Daniela Santos)

“Uma pauta recheadíssima de coisas boas, e eu volto feliz pra São João dos Patos, e vou poder contar pra nossa prefeita, Gilvana, que nós temos à frente da SEMU uma pessoa que tem provado competência, criatividade e sensibilidade, que é a secretária Ana Mendonça”, destacou a secretária da Mulher de São João dos Patos, Elizamar Lima Sá.

O encontro contou com as presenças da diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, da assessora especial do governador Flávio Dino, Laurinda Pinto, da senadora Eliziane Gama, da secretária da Mulher do municípios Santa Rita, Luiza Calvet, e demais gestoras representantes de cerca de 41 municípios.