Casa de Cultura Josué Montello abre exposição Carnaval de todos os tempos

A exposição “Carnaval de todos os tempos: registros bibliográficos” pode ser conferida, a partir de segunda-feira (17), na Casa de Cultura Josué Montello, equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). A mostra ficará aberta até o dia 29 de fevereiro, das 13 às 17h, no Salão de exposição da CCJM, Rua das Hortas, 327, centro de São Luís.

A exposição apresenta ao público uma retrospectiva das principais manifestações culturais do carnaval maranhense. São trechos literários extraídos do acervo bibliográfico da Casa, onde estão descritas diversas brincadeiras de carnavais de outrora. 

A diretora da Casa Josué Montello, Joseane Sousa explicou que a ideia é resgatar o carnaval de antigamente trazendo, para os dias de hoje, uma reflexão sobre o carnaval da atualidade. “Brincadeiras como casinha da roça, cordão do urso, fofão, corso, chegança, brincadeiras fidalgas, assalto carnavalesco, cruz-diabo, entrudo, blocos e outras fizeram parte dos carnavais antigos, algumas já se encontram extintas ou sofreram transformações e outras resistem”.

Comentários

Comentários