Conheça a história de Gilson, que conquistou um dos 11 mil empregos com carteira criados em 2019

Gilson Pereira teve a intermediação do Sine (Foto: Gilson Teixeira)

Gilson Pereira da Silva Júnior, 27, estava desempregado e precisava de uma vaga para continuar pagando a universidade em que cursa Ciência da Computação. A dificuldade era maior porque ele tem deficiência auditiva e ainda há muitas barreiras impostas por empresas, mesmo sem motivo. Mas deu tudo certo. Gilson ficou com um dos 10.707 empregos com carteira assinada criados no Maranhão em 2019. 

Ele conseguiu o emprego após recorrer a uma das agências do Sine em São Luís. São unidades gerenciadas pelo Governo do Maranhão para facilitar a aproximação entre empresas e futuros empregados. 

“Eu estava desempregado havia dois meses e, após procurar o Sine, consegui me encaixar em uma empresa. Logo fiz o processo seletivo e conseguiram me encaixar”, conta Gilson. 

“O Sine vem auxiliando pessoas com deficiência. Eu tive uma grande facilidade depois do Sine”, acrescenta. 

Atualmente, existem 17 agências do Sine no Maranhão. Cesar Roberto Silva Nunes, coordenador da unidade do Centro de São Luís, conta que o Sine funciona como a intermediação da mão de obra de trabalho com as empresas. 

“O candidato vai a uma das unidades, faz o cadastro e é encaminhado para a vaga de emprego, mediante a qualificação que tem”, explica. “As empresas ofertam as vagas e a gente vai direcionando o trabalhador para as empresas.”

Sequência

Sine tem 17 agências no Maranhão (Foto: Gilson Teixeira)

O Maranhão teve em 2019 o terceiro ano seguido de criação de novos empregos com carteira assinada, de acordo com o Ministério do Trabalho.

Desde 2017, a curva vem subindo. Naquele ano, tinham sido 1.221 postos. Em 2018, subiu para 9.649. E agora, quase 11 mil. 

Agências

As 17 agências do Sine do Maranhão estão em São Luís (Centro, Anjo da Guarda e Jaracaty), Açailândia, Bacabal, Bacabeira, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Estreito, Imperatriz, Paço do Lumiar, Pedreiras, São José de Ribamar e Timon. 

O Sine tem o objetivo de promover ações básicas e complementares do sistema público de emprego a fim de gerar oportunidades, elevar a renda e acesso ao mercado de trabalho. 

As principais ações desenvolvidas na instituição são a intermediação de mão de obra urbana e rural; orientação ao trabalhador; emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); habilitação ao Seguro-Desemprego; fomento à atividade autônomas e empreendedoras; dentre outras.

Comentários

Comentários