Maternidade Benedito Leite promove capacitação sobre aleitamento materno

Capacitação integra as etapas de treinamento e qualificação de colaboradores pela Iniciativa de Hospital Amigo da Criança (IHAC)

A Maternidade Benedito Leite realizou, na quinta-feira (9), uma capacitação sobre aleitamento materno com equipes da área administrativa. A atividade integra as etapas de treinamento e qualificação de colaboradores para o cumprimento dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno pela Iniciativa de Hospital Amigo da Criança (IHAC). A unidade, vinculada à rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), será submetida a um monitoramento, ainda no mês de janeiro, para adquirir a certificação de Hospital Amigo da Criança.

A enfermeira Brenda Veras, coordenadora da capacitação e membro do Comitê Estadual em Aleitamento Materno, destacou a importância da atividade para a unidade de saúde. “É um momento para sensibilização dos funcionários em relação ao aleitamento materno. Todos precisam entender a importância do aleitamento materno dentro da maternidade. Com o selo da IHAC seremos modelo e referência para pacientes e acompanhantes”, detalhou.

Capacitação integra as etapas de treinamento e qualificação de colaboradores pela Iniciativa de Hospital Amigo da Criança (IHAC)

A enfermeira também lembrou a importância do aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e deu dicas para uma amamentação segura, entre as quais, não ofertar chupetas e mamadeiras. A palestra orientou, ainda, sobre a realização de massagens e ordenhas para evitar o ingurgitamento mamário – peito empedrado. Além desses alertas, Brenda Veras falou da necessidade de evitar a oferta de água, chás, leites artificiais ou qualquer outro alimento até o sexto mês de vida.

Além da capacitação sobre aleitamento materno, a Maternidade Benedito Leite também realiza orientação periódica de funcionários e profissionais de saúde sobre o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, por exemplo. As atividades estão inseridas nas ações de sensibilização já desenvolvidas na unidade de saúde, administrada pelo Instituto Acqua.

Certificação

A estratégia da IHAC é certificada pelo Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O objetivo é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar. No Maranhão, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) foi reconhecida recentemente como Hospital Amigo da Criança.

Comentários

Comentários