Centros Socioeducativos da Funac encerram ações em alusão ao Dezembro Vermelho

Ações do Dezembro Vermelho nas unidades da Funac

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizou nos Centros Socioeducativos localizados em São Luís, Imperatriz e Timon ações em alusão ao Dezembro Vermelho, com o tema: “A Luta é Compartilhada. A Prevenção tem que ser combinada”. Foram realizadas palestras de orientação sobre as IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis, roda de diálogo sobre prevenção combinada, Testagem rápida: HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

As atividades foram realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Departamento Estadual de IST, AIDS e Hepatites Virais; Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA/Lira); acadêmicos da Universidade Federal do Maranhão (Ufma); jovens da ONG Empoderart, profissionais de saúde das Unidades  e enfermeira, Andressa Costa.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, destaca a importância das atividades nas Unidades de atendimento. “Dezembro é o mês considerado um marco no combate ao HIV e Aids. As ações tem como objetivo informar sobre sintomas, formas de contágio e provocar a reflexão de que é possível viver com HIV sem preconceito, além de realizar ações de prevenção e diagnóstico precoce”, afirma.

Durante todo o mês foram realizadas várias ações e disponibilizados testes rápidos, distribuição de preservativos e gel lubrificante. Para o diretor do Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon, Diogo Rogério, trabalhar a temática com os socioeducandos sobre uma das doenças que mais matam no mundo é importante para saber as formas de contágio, cuidados a serem tomados e tratamento”, comenta.

Os jovens da ONG emponderart, levaram informação e orientação a todos os socioeducandos.“Trabalhamos com prevenção e é exatamente o que viemos fazer, estimular a prevenção: o uso de camisinha, a procura de testagem rápida nos centros de saúde como forma de prevenir a transmissão do HIV”,  pontuaram.