Orquestra de Violões – Tocando a Vida se apresenta no Natal do Maranhão

Orquestra de Violão – Tocando a Vida (Foto: Divulgação)

A Orquestra de Violões – Tocando a Vida, formada por internos do sistema prisional, foi uma das atrações da programação do Natal do Maranhão na quinta-feira (26), na Praça D. Pedro II, Centro Histórico de São Luís. A orquestra de violões é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), por meio da supervisão de Assistência Religiosa, que busca incentivar a ressocialização dos reeducandos através do estudo da música.

Nesta segunda apresentação, eles animaram o público presente com canções já consagradas e também com músicas festivas do período natalino.Toda a apresentação foi acompanhada de perto pelo secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade.

“Com este espírito de Natal, também estamos mostrando à população de São Luís que os internos do sistema prisional podem oferecer um momento de lazer com boa música, além deles perceberem que são capazes de vencer novos desafios, o que servirá de motivação para a construção de uma nova vida”, disse.

Através do projeto, 17 internos das Unidade Prisional de Ressocialização 1 e 2, e da Unidade Prisional Feminina aprenderam a tocar instrumentos de corda, e desde o mês de fevereiro participam de aulas práticas e teóricas.

Todo o esforço e dedicação durante as aulas foi recompensado com o espetáculo. Assim disse o reeducando Odailson Almeida de Sousa, de 48 anos. “Estamos tendo uma nova oportunidade de aprender, ter novos conhecimentos, além da música trazer inúmeros benefícios a nossa rotina”, contou.

O reconhecimento veio através das palmas e vibração dos expectadores. Os internos agradeceram ao carinho com a distribuição de alguns panetones que foram produzidos por internas, que trabalham na panificação instalada na Unidade Prisional Feminina.