Socioeducandos da Funac participam das provas do EEJA e Enem

Neste mês de dezembro, além finalização de mais um ciclo escolar, os socioeducandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) passaram pelas provas do Exame Estadual da Educação de Jovens e Adultos (EEJA) e do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem/PPL). Nos Centros Socioeducativos, a escolarização é assegurada por meio da ação intersetorial com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Em Imperatriz, pela primeira vez, 32 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa fizeram avaliações do ensino fundamental e médio do EEJA, nos Centros Socioeducativos da Região Tocantina, Semear e Cidadã. O processo foi acompanhado pelas equipes técnicas da Funac e o professor Wallace Santana, do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de São Luís.

“Achei muito boa essa oportunidade de fazer a prova aqui na unidade. Daqui pra frente, meu pensamento é ingressar numa faculdade e ter novas atitudes sobre meus estudos”,  afirmou um adolescente do Centro Socioeducativo da Região Tocantina.

Outro socioeducando, da unidade de Semiliberdade, destacou que retomou os estudos e vai poder da continuidade com o resultado da prova. “Essa avaliação foi muito importante, parei os estudos no 9° ano, voltei a estudar na unidade, com a prova do EEJA posso avançar pro ensino médio e assim ter chances de fazer uma faculdade e ser inserido no mercado de trabalho”, contou sobre os seus planos.

“Eu gostei muito da prova, me despertou o desejo de estudar mais e poder avançar um pouco mais nos estudos. Acho que quanto mais educação, melhor para nós”, disse outro socioeducando da unidade provisória Semear.

Enem/PPL

Na Região Metropolitana de São Luís, o foco de nove socioeducandos foram para as provas do Enem PPL 2019. As avaliações foram aplicadas nos Centros Socioeducativos do Vinhais, São José de Ribamar e Sítio Nova Vida, com o apoio da coordenadora local do Ministério da Educação – MEC, profa. Rosy Mary Carvalho.

Os testes, realizados em dois dias, abordaram conhecimento dos adolescentes nas áreas de língua portuguesa, matemática,  ciências da natureza, e outras disciplinas. Na redação, o tema abordado foi “O uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças”.  As equipes da Funac foram treinadas para aplicação das provas e acompanharam todo o processo.

O socioeducando da unidade do Vinhais contou que está esperançoso com o resultado. “Foi a primeira vez que fiz essa prova e achei bem interessante, espero que tenha alcançado uma boa nota, e que possa ter a chance de ingressar numa faculdade”, comentou.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, reitera que a educação é um direito fundamental. “A escolarização é um ponto norteador no processo sociopedagógico, fortalecendo a desvinculação dos adolescentes com o ato infracional. E graças ao empenho dos socioeducandos e das nossas equipes em conjunto à Seduc, este ano celebramos bons resultados na escolarização como o fortalecimento do incentivo à leitura e produção textual, participação em concurso de redação com vitórias, e a realização desas provas que vão permitir aos adolescentes avançar e concluir seus estudos”, destacou.

A supervisora de Modalidades e Diversidades Educacionais da Seduc, Ana Neri, explica que por meio da ação com a Funac, a Seduc oferta ensino regular, inclusive com professores que foram seletivados exclusivamente para a atender às demandas dos Centros Socioeducativos.

“A Seduc tem primado bastante por esse trabalho em parceria com a Funac. O  EEJA é um exame estadual que possibilita a certificação para ensino fundamental e médio. A aplicação das provas em Imperatriz, por exemplo, foi uma ação que pretende, também, organizar a vida estudantil dos adolescentes, podemos regularizar situações e adequar a matrícula de acordo com a sua idade/série, e eles podem avançar nos estudos e comprovar sua vida escolar”, explicou.

As atividades da escolarização também são acompanhadas nas unidades pelos pedagogos, com articulação das técnicas da Coordenação dos Programas Socioeducativos (CPSE). Os resultados de ambas as provas sairão em breve.

Comentários

Comentários