UEMA comemora o Jubileu de Ouro do Curso de Agronomia

Sessão solene em comemoração ao Jubileu de Ouro do Curso de Agronomia da UEMA (Foto: Luís Paulo Sousa)

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, na noite de quinta-feira (28), no auditório da Fiema, em São Luís, a sessão solene em comemoração ao Jubileu de Ouro da Escola de Agronomia (hoje Curso de Agronomia) encerrando a semana de homenagens que também ocorreram na Assembleia Legislativa do Maranhão, na terça-feira (26), e na Câmara dos Vereadores de São Luís, na quinta-feira.

A solenidade foi marcada por homenagens aos que contribuíram e ainda trabalham para o aprimoramento do Curso de Agronomia. O reitor da UEMA, Gustavo Costa, disse que a solenidade foi um momento de celebrar a história e resgatar a memória de pioneiros que fundaram o curso. “Homens, mulheres que ousaram sonhar, assumiram desafios e construíram um grande farol para iluminar o futuro desse curso e dessa Universidade”.

Entre os homenageados, Lourenço José Tavares Vieira da Silva, professor fundador e ex-diretor do curso, falou da importância do curso para o desenvolvimento do Maranhão.

“Hoje é um dia de júbilo, de celebrações e agradecimentos. De júbilo, porque presenciamos a nossa Escola de Agronomia chegar, de maneira pujante, aos seus 50 anos, contornando obstáculos e chegando ao mar do sucesso. Temos que festejar essa data com a certeza de termos escolhido o caminho certo na missão conduzida. Dia de agradecimento, pois essa empreitada não foi feita isoladamente, mas em equipe, em conjunto”, afirmou Lourenço José Tavares Vieira da Silva.

Homenagens

Na categoria “Personalidades que assinaram a Lei de Criação da Escola de Agronomia”, foram homenageados Eliezer Moreira Filho, José Maria Cabral Marques, José Sarney Costa e Lourenço José Tavares Vieira da Silva (Professor fundador e ex-diretor do Curso de Agronomia no período de novembro de 1969 a maio de 1970).

Na categoria “Professores Fundadores” os homenageados foram os professores Antônio Rodrigues Nunes, Aziz Tajra Neto, Carlos Alberto dos Santos Marques e Evandro Ferreira das Chagas. Também foram homenageados Heráclito Herculano de Sousa Aquino, Hiran Carneiro dos Santos, Jaime Ribeiro da Silva Maia, João Batista Silva Braga, João Rebelo Vieira, José Carlos de Araújo Silva, José de Jesus Reis Athayde, José de Ribamar dos Santos Muniz, José de Ribamar Ribeiro, José Mariano dos Santos, José Ribamar Moreira Lima, José Roberto Soares, José Trajano Brandão Martins, Kilmer Freitas Costa, Manlio Silvestre Fernandes, Miguel Roeder, Reynaldo Soares de Lyra Pessoa, Rufino Fernandes, Severino Pessoa de Lima, Waldimir Coelho Costa Junior.

Na categoria Diretores de Curso os homenageados foram os professores Ana Maria Silva de Araújo, Flavio Pomar de Andrade, Francisco Nóbrega dos Santos, Hamilton Jesus Santos Almeida, José Augusto Silva Oliveira, José dos Santos Pinheiro, Maria Cristina da Silva Mendonça, Maria Rosangela Malheiros Silva e Moisés Rodrigues Martins.

Na categoria “In Memorian” os homenageados foram Antônio Augusto Ewerton Martins, Avelino Oliveira Serra, Djalma Nina Rodrigues, Elias Sefer, Ezelberto Martins, Graccho Bolivar Pinheiro da Silva, Joaquim Cesar dos Santos, José Raimundo dos Santos Muniz, Milton do Espirito Santo Maciel, Newton Emmanoel Junqueira Ayres, Raimundo João Barbosa Pinheiro, Roberto de Pádua Macieira, Rosa Mochel Martins.