Estudantes vivenciam experiência como parlamentares na Assembleia

21 estudantes vivenciam experiência como parlamentares na Assembleia (Foto: Cinaldo Oliveira)

Vinte e um estudantes das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão vivenciaram, nesta sexta-feira (29), uma experiência como parlamentar estudantil. Eles foram selecionados pelo programa com o mesmo nome, promovido pela Assembleia Legislativa (Alema), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Os estudantes simularam a rotina de um deputado, incluindo a elaboração do Projeto de Lei, composição da mesa diretora, atuação no plenário, entre outros. Nesta edição do programa, a eleição para mesa diretora teve das duas chapas que obtiveram a mesma quantidade de votos, com desempate pelo critério da idade.

Estudantes eleitos como presidente, vice-presidente e 1º secretário da Assembleia (Foto: Cinaldo Oliveira)

Foram eleitos como presidente, o estudante Allan José, do Colégio Militar Tiradentes III, de Bacabal; como vice-presidente, a estudante Lúcia Regina, do Centro de Ensino Nicolau Dino, de Grajaú, e 1° secretário o estudante Kaefferson Madeira (CE Nascimento de Moraes – Imperatriz).

“É muita honra ter sido eleito e estar aqui como representante de todos os estudantes do nosso Estado”, ressaltou o presidente do parlamento estudantil, Allan José.

A estudante Chrislayne Mendonça, do CE Aniceto Mariano Costa, localizado no município de Matinha, defendeu projeto que determina a crianção de bibliotecas públicas itinerantes no Estado. “Projeto que oportunizará um mundo de descobertas para nossas crianças e irá ajudar a melhorar os índices educacionais”, defendeu.

O estudante Allan José, do Colégio Militar Tiradentes III, de Bacabal, foi eleito como presidente da Casa (Foto: Cinaldo Oliveira)

O presidente da Alema, Othelino Neto, destacou a relevância do programa para os estudantes. “É um dos eventos que mais envolve os servidores da Casa. É uma forma de chamarmos a atenção da juventude para a importância da política. Aqui vocês vivenciam não somente a experiência do parlamentar, mas têm a noção do quanto é importante a política que decide nossos destinos. Levem o nosso carinho às escolas de vocês. Registro o compromisso da Seduc e parceria com o poder legislativo”, destacou.

Representando o secretário Felipe Camarão, a adjunta da Seduc, Karen Barros, ressaltou a qualidade dos projetos dos estudantes. “Vocês são vencedores por estarem aqui. Cabe destacar que dos 22 participantes, 21 são da rede estadual, com todas regionais do representadas. Esse momento é crucial na vida de vocês, estudantes. Cada projeto discutido aqui será importante para a experiência de vida de vocês. Estamos felizes com o resultado desse projeto”, disse.

Comentários

Comentários