Detran-MA oferece treinamento em Direção Defensiva para motoristas de ambulância

Treinamento Detran Volante (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), com apoio do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Vida Humana (IADVH) e do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV), realizou, na sexta-feira (29), um treinamento sobre Direção Defensiva para motoristas de veículos de emergência, no auditório do Hospital Carlos Macieira, no Calhau.

A ação faz parte do Projeto Detran Volante, desenvolvido pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA, e contou com a participação de cerca de 50 motoristas de ambulâncias de São Luís e de outros municípios maranhenses, que receberam orientações sobre segurança dos veículos, qualidade de equipamentos utilizados durante o transporte, procedimentos em mecânica preventiva, condução defensiva, atualizações da Legislação de Trânsito e atuação da Operação Lei Seca.

O treinamento foi ministrado pelo Chefe da Divisão de Estatística do Detran-MA, Pabyo Mendes, e pelo PM da BPRV, Rennan Lima. Ao final do treinamento os participantes realizaram uma atividade prática na área externa do Hospital Carlos Macieira, com demonstrações técnicas de direção defensiva.

Para Pabyo Mendes, os cursos de reciclagem são importantes para a prevenção de acidentes. “Os motoristas de veículos de emergência estão, constantemente, atuando em situações tensas, que necessitam de respostas rápidas dos seus condutores. Esses treinamentos são importantes para evitar acidentes com pessoas que estão salvando vidas”, afirmou.

O técnico em Segurança do Trabalho da EMSERH, Paulo Cunha, ressaltou que o Detran-MA é um parceiro constante em muitas ações educativas. “Já participamos de campanhas de Carnaval e do Maio Amarelo e todas foram muito boas”, destacou.

Detran-MA realiza ação no Hospital Carlos Macieira (Foto: Divulgação)

O motorista de ambulância, Demerval Santana, que trabalha para o Hospital Carlos Macieira há 15 anos, revelou que a ação do Detran-MA é muito importante para a formação dos motoristas profissionais. “Cursos de reciclagem são fundamentais para que possamos realizar nosso trabalho com mais rapidez e segurança”, explicou.

Já Luis Carlos Prestes, que trabalha como motorista do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, destacou a participação dos motoristas que atuam no interior do estado. “Para nós que temos que enfrentar o trânsito das rodovias, é importante receber orientações que evitam acidentes”, ressaltou.

Para solicitar as ações do Detran Volante, bem como de outros projetos educativos do Detran-MA, os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3089-2077, ou acessar o site pelo link www.detran.ma.gov.br/SolicitacaoAtividade.

Comentários

Comentários