CAPS AD Estadual realiza torneio de futsal e incentiva saúde integral do homem

4º Torneio Amigos do Caps AD (Foto: Julyane Galvão)

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniu cerca de 100 participantes no 4º Torneio Amigos do Caps AD, nesta sexta-feira (22), no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. Em alusão ao Novembro Azul, a atividade promoveu a importância da saúde integral do homem. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel).

Dez equipes de futsal formadas por assistidos de unidades de saúde mental da rede estadual e municipal participaram do torneio, além de comunidades terapêuticas ligadas à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

“O torneio fortalece os vínculos entre os pacientes, incentivando-os a permanecer no tratamento. Outro ponto é que a prática de esportes trabalha autoestima, promove bem-estar, além de proporcionar um prazer saudável para a mente e o corpo, diferente do que é causado pelo abuso de substâncias psicoativas. Tudo isso foi feito em um ambiente público, mostrando que é a ressocialização é possível”, pontou o coordenador do Caps AD Estadual, Marcelo Costa.

O momento esportivo reforçou que a prática esportiva pode ser usada como ferramenta de adoção de hábitos saudáveis. Entre os principais benefícios está o controle do peso e a diminuição do risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade. Além destes, fazer atividades físicas de forma regular melhora os níveis de colesterol, aumenta a resistência muscular, traz bem-estar mental e ajuda no tratamento da depressão, combate a insônia, aliviando também o estresse e a ansiedade.

Presente na abertura do torneiro, a diretora geral do Hospital Nina Rodrigues, Ana Gabrielle Romanhol, parabenizou a realização da iniciativa. “Quando falamos em saúde mental muitos ainda confundem com transtorno mental. A prática esportiva é tanto de fundamental importância para mudarmos perspectiva como de criar momentos de lazer e de saúde”, ressaltou.

O delegado do 1º Distrito Policial de São Luís, Joviano Furtado, classificou a iniciativa como positiva. “Sabemos que o esporte contribui para que as pessoas se sintam mais fortes. Temos ao longo de algum tempo trabalhado com o Caps AD no resgate de moradores de rua e usuários de drogas, assim devolvemos à sociedade pessoas que antes estavam à margem”, destacou.

Assistido no Caps AD Estadual há quatro meses, José Gomes Feitosa Filho, de 55 anos, participou da ação. “A vida da gente é muito valiosa, houve um tempo em que morei na rua, mas agora eu recebi uma oportunidade de voltar para a minha família, de voltar a trabalhar. Meu conselho para quem está na luta contra as drogas é ter coragem no seu coração e acreditar que é possível mudar, basta abraçar as chances e procurar ajuda”, afirmou.

Equipe do Sacavém venceu o 4º Torneio Amigos do Caps AD (Foto: Julyane Galvão)

Carlito Alves de Sousa, de 45 anos, hoje é um dos colaboradores da Comunidade Terapêutica Peniel Nova Jerusalém. “Depois que eu recebi apoio para deixar as drogas, me senti impulsionado a continuar, só que ajudando outros a vencer como eu venci. São jovens que em sua maioria estão tendo a oportunidade de criar vínculos para a partir disso se ajudarem”, compartilhou.

Torneio  

Cada partida teve duração de 15 minutos. A decisão ficou por conta da Equipe do Sacavém, usando camisa amarela, e da Comunidade Terapêutica Peniel, com fardamento azul.

A Equipe do Sacavém dominou a partida desde o início, o que resultou no placar final de 5 x 1, tendo como artilheiro Bruno Nielson Araújo Nunes, de 19 anos.

De acordo com o jovem, torneios como o realizado pelo CAPS encorajam as pessoas a mudar a vida. “É tanto um incentivo à prática do esporte como para deixar o mundo das drogas”, disse. Para participar do torneio, as equipes efetuaram a doação de alimentos. O Caps AD Estadual, em conjunto com a Rede Maranhense de Diálogo sobre Drogas (REMAD), selecionará uma comunidade terapêutica para receber os donativos.

Comentários

Comentários