Maranhão ministra treinamento a servidores da área de segurança na Bahia

Capacitação estimula o trabalho em conjunto das forças de segurança (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com a Marinha do Brasil e a Companhia de Polícia de Ações em Caatinga da Polícia Militar da Bahia (CPAC/PMBA), realizou, nos dias 20 e 21 deste mês, na cidade de Juazeiro (BA), treinamentos e amostras de novas formas de combate e uso de tecnologias não letais para 35 profissionais área da segurança pública.

A capacitação, organizada pela Marinha do Brasil, teve como objetivo estimular o trabalho em conjunto de todas as forças de segurança envolvidas no treinamento, através da troca de experiências compartilhadas entre os servidores. O momento contou também com a participação de integrantes da Guarda Municipal de Juazeiro e Petrolina.

“Foi um momento de troca de experiências e de conhecimento, onde todos os envolvidos eram ao mesmo tempo instrutores e alunos. O aprendizado sempre é valido, conseguimos passar um pouco da nossa rotina e aprendemos um pouco com o que eles nos repassaram e que vai servir para nosso cotidiano”, contou o diretor da UPR de Bacabal, David Rômulo Silva Furtado.

Na ocasião, os servidores da SEAP falaram das rotinas penitenciarias, de técnicas em algemação, mobilização, extração e de toda conduta que deve ser feita com o custodiado. Além disso, os agentes trataram de ações de humanização, voltadas à reinserção do interno no meio social novamente. Também repassaram instruções sobre o uso correto de tecnologias não letais.

A CPAC apresentou seu trabalho de inteligência, escolta, uso de equipamentos e metodologia de combate a modalidade criminosa de assalto a banco, conhecida como ‘Novo Cangaço’. A Marinha detalhou sua metodologia de ação para o combate ao tráfico de drogas.

Comentários

Comentários