Encontro nacional de Detrans debate melhorias para o trânsito no Brasil

Diretores de Departamentos Estaduais de Trânsito do Brasil (Foto: Divulgação)

O 67º Encontro Nacional de Detrans foi aberto nesta quinta-feira (21), em São Luís, em solenidade com a presença do governador Flávio Dino e outras autoridades, e prossegue nesta sexta-feira (22), no Hotel Blue Tree Towers, no Calhau. Foram realizados encontros técnicos e discutidas políticas públicas para o setor.

O evento reúne 24 diretores de Departamentos Estaduais de Trânsito do Brasil e 170 participantes das áreas de tecnologia, fiscalização, operação e educação para o trânsito.

Os participantes estão discutindo temas relacionados às políticas públicas do sistema viário, como a adoção da placa Mercosul, extinção do DPVAT, combate à fraude com utilização da multibiometria, transformação digital no trânsito e mudanças do Projeto de Lei 3267/2019.

Na abertura, a presidente da Associação Nacional de Detrans (AND) e diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, agradeceu a participação das autoridades, dos diretores dos Detrans, militares e convidados, ressaltando a importância dos encontros da AND. “Me sinto honrada por fazer parte da AND e compartilhar, em nosso estado, como os Detrans trabalham para diminuir os índices de acidentes no trânsito”.

A presidente do Detran-MA afirmou que o momento é desafiador para todos os setores que fazem o trânsito e que trabalham pelo direito a segurança e qualidade de vida. “Não medimos esforços para gerir estruturação, fiscalização, ações educativas e buscar caminhos para um trânsito mais seguro”, disse.

O governador Flávio Dino, ressaltou que, o momento político do país chama a atenção para discussões pertinentes às mudanças no sistema de trânsito. “O nosso estado se orgulha de receber todos vocês para dividir questões e conjunturas tão importantes que podem alterar o trânsito nacional e a vida da população”, afirmou, destacando a extinção do DPVAT e as dificuldades que isto pode trazer para os estados brasileiros.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, destacou o 67º ncontro Nacional de Detrans como uma conquista para a sociedade maranhense. “Reconhecemos o esforço da diretora-geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, em exercer mudanças positivas no trânsito do Maranhão, com planejamento e inovação, e atuando, diretamente, na diminuição de acidentes viários, por meio de educação e fiscalização”, disse.

Fóruns

Paralelo ao Encontro estão sendo realizados os Fóruns Técnico Operacional dos Detrans; da Lei Seca; e dos técnicos em Tecnologia da Informação (TI) dos Detrans, com a participação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Abep-TIC. Também acontece o Fórum de Educação para o Trânsito, com temas relacionados às políticas públicas de trânsito nesta área.

O Fórum Permanente das Operações da Lei Seca do Brasil coordenado pelo estudioso em Educação, Francisco Garonce, aborda a importância do AIT eletrônico nas Operações da Lei Seca, padronizações das operações, elaboração do calendário das mobilizações para 2020 e o plano de Comunicação do Fórum Permanente.

Luciane Ninki, chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito, do Rio Grande do Sul, afirmou que a participação no fórum contribui para uma nova estratégia que será aplicada durante a Operação Lei Seca. “Cada estado tem suas peculiaridades e dificuldades, é preciso discutir isto, também”, ressaltou.

Durante o Fórum Técnico Operacional dos Detrans, coordenado por Luiz Otavio Maciel de Miranda, que foi chefe de Gabinete do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), foi debatido a implantação da Placa Mercosul, Lei Nº 12.977, que regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos terrestres entre outros tópicos.

Para Rodrigo de Sá Barbosa, vice-presidente da Região Norte da AND e diretor-presidente do Detran do Amazonas, os fóruns são importantes para a discussão de temas pertinentes com a atual conjuntura do país e que fazem parte dos procedimentos dos Detrans. “Diante das complexidades que as atividades dos Detrans possuem, a realização de fóruns permite trocas de informações técnicas e detalhadas para imprimir tecnologia aos nossos serviços”, declarou.

Segundo o diretor operacional do Detran-MA, David Ximenes, as discussões nos fóruns mostraram que os Detrans buscam uniformizar os procedimentos das atividades do trânsito. “E isto só é possível por meio da AND, com as realizações de discussões como esta que aconteceu em nosso Estado”, explicou.

No Fórum de Tecnologia da Informação (TIs) foi realizada a exposição do painel “Transformação Digital no Trânsito”, com Diego Migliavacca, gerente de Soluções de Gestão de Trânsito, do Serpro.

No Fórum de TIs estão sendo promovidas discussões, coordenadas por Pablo Ximenes Ponte, superintendente adjunto do Detran-CE, sobre novas tecnologias Denatran/Serpro, segurança da Informação nos Detrans, criação de um modelo comum nacional para o setor, segurança sistêmica com certificação digital e biométrica facial com prova de vida-VALID, dentre outros temas.